Celebridades

Johnny Depp recusou um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e causou uma mudança completa

Foto: Reprodução/Adoro CinemaJohnny Depp recusou um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e causou uma mudança completa
Johnny Depp recusou um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e causou uma mudança completa

Conhecido por papéis particularmente mórbidos como Edward Mãos de Tesoura (1990) e Sweeney Todd, Johnny Depp deveria ter estrelado um dos melhores filmes de terror psicológico das últimas décadas, mas recusou – e isso ajudou imensamente o projeto. De acordo com o site Slashfilm, o ator foi a primeira escolha para viver o protagonista de Psicopata Americano (2000): Patrick Bateman, o serial killer de Wall Street.

Tudo começou em 1992, quando o produtor Edward R. Pressman comprou os direitos de adaptação do romance homônimo escrito por Bret Easton Ellis e publicado em 1991. Acontece que a fase de pré-produção foi marcada por uma sucessão de impasses. Como parecia que a empreitada não estava indo a lugar nenhum, Depp perdeu o interesse e desistiu.

Em seguida, David Cronenberg, o cineasta referência no gênero body horror, foi encarregado de dirigir o longa-metragem, com roteiro assinado pelo próprio Ellis. Surpreendentemente, Brad Pitt foi selecionado para interpretar Patrick Bateman. Porém, as exigências peculiares do diretor – que incluíam a recusa em gravar cenas de boate, cenas de restaurantes e violência – fizeram com que o time formado por Cronenberg, Ellis e Pitt se desmantelasse.

Alguns anos depois, Mary Harron foi contratada para comandar American Psycho (no original). Na época, a Lionsgate, estúdio por trás do filme, lhe sugeriu que considerasse Edward Norton para o cargo de protagonista. Harron chegou a contar ao jornal The Guardian que ela e a Lionsgate travaram uma grande batalha em torno da escalação, já que a diretora acreditava que Christian Bale era o ator perfeito para o papel.

Johnny Depp x Amber Heard: Como a briga judicial dos atores de Hollywood impactou o cinema

Com Norton deposto por Harron, o estúdio resolveu sondar ninguém menos que Leonardo DiCaprio. Surfando no recente sucesso de Titanic (1997), o ator recebeu uma cópia do roteiro e uma proposta de US$ 20 milhões. Mais uma vez, Harron sentiu que o galã, então com 20 e poucos anos, não tinha nada a ver com o personagem e sequer quis se encontrar com ele.

Uma última opção restava para a Lionsgate: Ewan McGregor. No entanto, o ator foi convencido pelo próprio Bale a recusar a oferta e deixá-lo pegar a oportunidade. Logo, a primeira escolha de Harron se tornou definitiva – o que, no fim, se revelou ótimo, pois sua atuação como Bateman é única.

Enquanto este último traz uma frieza desumana ao maníaco de Wall Street, Depp sempre imprime em seus trabalhos uma emotividade lúdica que faria de Bateman uma figura totalmente diferente.

Fonte: Adoro Cinema