SESC/PI

Inscrições abertas para convocatória da 3ª Mostra Tremembé Sesc Piauí Música

Foto: ASCOM SescConvocatória da 3ª Mostra  Tremembé Sesc Piauí Música
Convocatória da 3ª Mostra Tremembé Sesc Piauí Música

O Sesc Piauí divulgou convocatória para artistas compositores, grupos e bandas interessadas em participar da 3ª Mostra Sesc Piauí Tremembé de Música.  As inscrições são gratuitas e acontecem de 11 a 26 de outubro de2019, nas unidades do Sesc.

A Mostra Tremembé Sesc Piauí de Música  acontece de 18 a 23 de novembro, com apresentações em Teresina, Parnaíba e Floriano. O evento tem programação diversificada com rodas de conversas, oficinas e concertos musicais.

Valorizando a individualidade artística

    Com a intenção de ampliar mais ainda seu fazer musical, o Sesc Piauí propõe a realização da 3ª  Mostra Tremembé  Sesc Piauí de Música 2019, com programação em Teresina, Parnaíba e Floriano, seguindo as orientações da proposta do Departamento Nacional do Sesc.

A Mostra promove a ruptura com os famosos festivais competitivos reformulando e ampliando os conceitos, trazendo na ideia de Mostra de Música a missão de fazer-se presente e atuante na mediação entre os produtos culturais com sua clientela preferencial promovendo a manutenção da cadeia produtiva, mapeando a produção e criando ambientes favoráveis à fruição de obras artísticas. Neste sentido parte do princípio de que as obras artísticas não devem ser postas em comparação em seus aspectos formais ou técnicos pois isso vai de encontro ao princípio da individualidade artística, tão determinante na construção da originalidade das obras artísticas.

Valorizando a individualidade artística, o Sesc Piauí alinha-se ao Departamento Nacional ao compreender também que a democratização da arte passa pelo reconhecimento daquilo que é intrínseco em cada obra musical, evidenciando a diversidade de expressões como maneira de afirmar o caráter plural de nossa cultura.

Por entender que os formatos dos antigos festivais competitivos fazem com que o compositor busque fórmulas já consolidadas para auxiliarem no percurso de sua ação criativa, a Mostra Tremembé surge como uma importante iniciativa de alcance do Sesc por meio da articulação entre os atores da música e o Sesc, promovendo a valorização dos saberes e estimulando a fruição da música em suas mais diversas formas de expressão.

Objetivos:

  • Fortalecer a identidade musical fomentando a produção genuinamente regional;
  •  Estimular e divulgar a música autoral piauiense;
  •  Capacitar os artistas e estudantes de música;
  • Garantir a circulação estadual da produção contemplada, permitindo o acesso ao público apreciar a diversidade musical realizada no estado;
  • Promover a formação de plateia, com vistas aos diferentes públicos.
  • Ampliar o conceito de mostra, com a diversidade da produção musical apresentada.

Relevância social das expressões artísticas

O Sesc, à medida que reconhece a relevância social das expressões artísticas, torna-se um incentivador do trabalho dos grupos e artistas locais, bem como um mediador entre esses e os públicos. Para isso, necessita estar atento aos processos criativos, conceituais e aos resultados alcançados pelos mais diversos núcleo de criação e por artistas individuais.

Assim pretende atuar de modo a compensar as lacunas causadas pela deficiência do fomento nas artes, abrigando propostas cujos conteúdos representem alternativas diversas de escuta para o público. 

O Sesc Piauí promoverá a 3ª Mostra Tremembé Sesc Piauí de Música, visando oferecer ao público uma programação criteriosa e comprometida com aspectos musicais que ampliem a experiência estética e apreciação da produção musical piauiense, em sua diversidade.

A Mostra Tremembé, é fruto de uma ação sistemática com busca mapear a cadeia produtiva local, promovendo a fruição e o fomento à Cultura, com ações apresentações artísticas e ações formativas.

Para efetuar a inscrição o compositor ou responsável deverá acessar o site www.pi.sesc.com.br/tremembe e visualizar os termos da Convocatória bem como a Ficha de Inscrição da Mostra.

No caso de inscrições presenciais, o proponente ou responsável legal, deverá enviar em um envelope lacrado com o endereço de acordo com o local de inscrição deste grupo, contendo ficha de inscrição devidamente preenchida assim como as informações solicitadas no regulamento.

Nas inscrições  on line a efetivação da inscrição será informada via e-mail de confirmação. Caso o artista não receba em sua caixa de e-mail a confirmação da validação de sua inscrição, ele deverá ligar para a Coordenação de Cultural do Sesc (86) 3230-9991, a fim de confirmar sua inscrição. Serão selecionadas obras que estejam alinhadas aos critérios gerais estabelecidos na política cultural do Sesc.

 “As Mostras de Música são importantes ações mediadas pela Rede Integrada Sesc de Música que visam a difusão da música brasileira em sua diversidade e inovação”, explica a coordenadora Regional de Cultura do Sesc, Hildegarda Sampaio.

  • TERESINA

 Sesc Ilhotas - Rua Heitor Castelo Branco, 2700 Ilhotas - Centro (Sul).

(86) 3230-9991

  • FLORIANO

Sesc -Floriano-Rua João Gonçalves Filho, S/N Bairro Tiberão – Centro

(86) 3230-9991

  • PARNAÍBA

 Sesc Caixeiral Av. Presidente Vargas 545 - Parnaíba- PI – Centro

Fonte: SESC