Meio Ambiente

Incêndio no Parque Zoobotânico no PI causa preocupação com animais

 

Esta é a terceira vez que a mesma área é atingida pelo fogo.
Devido a fumaça, os animais tiveram que ser deslocados para outro local.

Chamas se alastram no Parque Zoobotânico  (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Chamas se alastram no Parque Zoobotânico (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Um incêndio no Parque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina, tem deixado cuidadores de animais e frequentadores preocupados. Segundo a direção do parque, o fogo teve início na terça-feira (4) e já chega próximo ao recinto dos macacos e os bombeiros encontram dificuldades para controlar as chamas. O mesmo local já tinha sido atingido em 2013 e 2014.

Animais estão sendo remanejados para outras áreas  (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Animais estão sendo remanejados para outras
áreas (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

De acordo com o diretor do parque, José Renato Uchoa, a situação é tão grave que animais já foram encontrados carbonizados. “Ainda não fizemos uma vistoria detalhada da área queimada, mas superficialmente já visualizamos o estrago e chegamos a encontrar uma paca morta pelo fogo. Isso chega a doer na gente e nos deixa extremamente preocupado porque não sabemos quantas vidas selvagens se foram”, disse.

Ainda segundo o diretor, foi solicitado um reforço de policiais para a polícia ambiental para controlar o fogo e alguns animais tiveram que ser remanejados. “Já tivemos que remanejar 10 cobras jiboias para um local mais seguro, preguiças e outros animais também foram mudados de locais”, comentou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vegetação seca facilitou a propagação das chamas e as causas estão sendo apuradas para saber se o fogo teve origem criminosa. A direção do Zoobotânico disse ainda que no parque existem mais de 200 animais e 137 hectares de terra, sendo que mais de 30 já foram atingidas.

“O prejuízo é enorme, pois tivemos mais de 30% destruída pelo fogo que ainda não foi controlado. Além disso, a fumaça está deixando os animais estressados e assustados. Estamos buscando soluções imediatas”, afirmou Renato.

Grande quantidade de fumaça tem afastado os frequentadores (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Grande quantidade de fumaça tem afastado os frequentadores (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Fonte: G1 Globo Piauí