Geral

Hubble apresenta uma galáxia bem difícil de classificar

A galáxia NGC 4680 parece espiral, mas seus braços não estão claramente definidos e a ponta de um deles se mostra difusa
Foto: ESA/Hubble e Nasa, A. Riess et al.Galáxia NGC 4680: classificação complicada.
Galáxia NGC 4680: classificação complicada.

A imagem acima, obtida com a Wide Field Camera 3 (WFC3) do telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA, apresenta a galáxia espiral NGC 4680. Nas posições de 2 horas e 7 horas, duas outras galáxias podem ser vistas flanqueando-a.

A NGC 4680 está na direção da constelação de Virgem, a cerca de 106 milhões de anos-luz de distância da Via Láctea. Seu diâmetro é de cerca de 45 mil anos-luz.

A galáxia em destaque atraiu uma onda de atenção em 1997. Na ocasião, ela foi palco de uma explosão de supernova conhecida como SN 1997bp. Surpreendentemente, a supernova foi identificada por um astrônomo amador australiano, Robert Evans. Ele identificou 42 explosões de supernova extraordinárias.

A NGC 4680 é, na verdade, uma galáxia bastante complicada de classificar. Às vezes é chamada de galáxia espiral, mas às vezes também é considerada uma galáxia lenticular. Galáxias lenticulares situam-se em algum lugar entre galáxias espirais e galáxias elípticas. Embora a NGC 4680 tenha braços espirais distinguíveis, eles não estão claramente definidos e a ponta de um deles parece muito difusa.

As galáxias não são estáticas e suas morfologias (e, portanto, suas classificações) variam ao longo de suas vidas. Acredita-se que as galáxias espirais evoluam para galáxias elípticas, provavelmente fundindo-se umas com as outras, fazendo com que percam suas estruturas espirais distintas.

Fonte: Revista Planeta

Saiba mais sobre: