Maranhão

Governo participa de debate sobre aprendizagem profissional

Foto: Letícia Castro2ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional
2ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional

Com objetivo de tratar de ações estratégicas para a promoção da política pública de geração de emprego, trabalho e renda no Maranhão, com foco na aprendizagem profissional, foi promovida, nesta quarta-feira (10), a 2ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional.

Realizada no auditório do Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), a atividade teve como pauta principal a efetivação de ações articuladas entre instituições responsáveis pela gestão da política de trabalho e renda, visando o desenvolvimento do seguimento no estado.

Na oportunidade, o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou as ações e metas previstas no planejamento da Setres para a ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional. “Estamos nos empenhando para que possamos oferecer cursos com cada vez mais qualidade e ampliar o número de pessoas beneficiadas com essas ações. Além disso, vamos investir também na melhoria no atendimento ao público”, ressaltou.

Durante o encontro, os gestores traçaram estratégias de mobilização e sensibilização do empresariado para a geração de vagas voltadas para a aprendizagem profissional de jovens maranhenses.

“Embora o Ministério do Trabalho tenha sido extinto, nós assumimos o compromisso de continuar lutando para cumprir a nossa agenda de desenvolvimento da política de trabalho no Maranhão”, destacou Léia Cristina, superintendente Regional do Trabalho no Maranhão.

Também participaram da reunião, representantes da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), do Conselho Estadual do Trabalho (Conset-MA) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).

Ao final do encontro, os gestores definiram a criação de um núcleo operacional para encaminhamento das pautas do seguimento. Propuseram, ainda, articulação de uma pauta na Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores de São Luís, para articulação da política de aprendizagem profissional no estado. Também foi definida a realização de um evento estadual de aprendizagem profissional, envolvendo todos os atores responsáveis pela empregabilidade no estado.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão