Maranhão

Governo encerra programação do 3º Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário

Foto: Clayton MontelesSubsecretário Rafael Velasco orienta servidores sobre a necessidade de adoção das normativas do sistema prisional
Subsecretário Rafael Velasco orienta servidores sobre a necessidade de adoção das normativas do sistema prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) encerrou, na noite desta quarta-feira (26), a programação do 3º Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário. Durante três dias, a gestão prisional maranhense tratou sobre assuntos internos que refletem diretamente e indiretamente nas ações de humanização da pessoa presa.

Nos dois últimos dia do evento, a administração penitenciária discutiu, internamente, questões sobre educação e trabalho, voltadas à classificação de pessoas presas e egressas do sistema prisional do Maranhão, e alusivas ao Programa Rumo Certo. Ações sobre assistência religiosa, psicossocial, jurídica e saúde também foram alinhadas.

Na programação, pautas como processo seletivo para renovação do quadro funcional da pasta, logística, atendimento às Unidades Prisionais do estado, obras, eventos, normas e procedimentos de segurança fecharam a grade de temas discutidos. Para a administração penitenciária, o alinhamento desses assuntos determina a qualidade da gestão.

Convênios

O 3º Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário foi realizado no auditório da SEAP, Vila Palmeira. No primeiro dia, porém, os servidores penitenciários se reuniram, durante o período da tarde, no auditório da Casa Civil, Calhau. Lá, a gestão prisional assinou diversos convênios com outros órgãos públicos.

O objetivo é promover a ressocialização de pessoas presas por meio do trabalho. “A mão de obra carcerária beneficiará as Secretarias de Estado de Governo (Segov), da Educação (Seduc), de Esporte e Lazer (Sedel), das Cidades (Secid), a Agência Executiva Metropolitana, a 1ª Vara de Execuções Penais e a Prefeitura de Paço do Lumiar”, listou Murilo.

Na ocasião, o governador Flávio Dino ministrou a aula magna do curso de pós-graduação em “Gestão de Sistema Prisional”, oferecido aos servidores penitenciários, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “Nosso foco é qualificar cada vez mais nossos servidores”, completou o titular da gestão prisional do Maranhão.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão