PIAUÍ

Governo do Estado quer permanência de fisioterapeutas 24h nas UTIs de hospitais

Em inauguração do Laboratório de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, garantiu a permanência de fisioterapeutas em escala de 24h em todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) dos hospitais e maternidades públicas do estado.

Resultado de diálogo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (CREFITO 14), todos os hospitais estaduais em Teresina e no interior do estado possuem, hoje, profissionais fisioterapeutas nas UTIs neonatais, pediátricas e adulto, conforme exigido pela RDC nº 07 e a Portaria nº 930/GM/MS.

“Desde então, o Crefito 14 e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) têm trabalhado em parceria com o Governo do Estado para melhorar o atendimento nos hospitais, a exemplo de cursos de qualificação profissional já realizados no hospital Getúlio Vargas e na maternidade Dona Evangelina Rosa. Também vamos estender os cursos para o interior do estado, em cidades como Floriano, Piripiri, Parnaíba e Picos. Quem mais ganha com isso é a sociedade, que vai receber um profissional mais capacitado e atualizado”, frisa o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.

Fonte: Governo do Estado do Piauí