Maranhão

Governo do Estado participa do 5º Fórum de presidentes de conselhos de arquitetura

Foto: DivulgaçãoSecretário da Secid apresenta o Programa Nosso Centro
Secretário da Secid apresenta o Programa Nosso Centro

O titular da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Jr, representou o governador Flávio Dino nesta quinta-feira (27), no 5º Fórum de presidentes e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas (CAU/UF), uma instância de livre adesão, objetivando a troca de experiências e mútua colaboração entre os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Com o tema “Uso e Conservação do Patrimônio Arquitetônico em Centros Históricos”, o secretário foi uma das palestrantes do Fórum. Apresentou o Programa Nosso Centro, lançado no último (24) e parabenizou o Fórum por promover um debate tão importante que casa com a política do governo Flávio Dino.

“Vim divulgar para o Brasil inteiro aquilo que o governador Flávio Dino vem planejando e executando no Estado para que boas práticas possam ser replicadas. O Centro Histórico de São Luís representa um marco fundamental para a história maranhense, brasileira, bem como mundial. O Programa Nosso Centro pretende conservar o Centro Histórico de São Luís, conjuntamente, permitir sua utilização, participação social e preservação da identidade cultural maranhense”, pontuou Rubens Jr.

O presidente do CAU/MA, Marcelo Machado Rodrigues, ressaltou a parceria com o Governo do Maranhão e a importância do debate para melhorias na preservação e uso de conjuntos arquitetônicos em centros históricos. “É uma grata satisfação ter junto, neste evento, o Governo do Estado apresentando o Programa Nosso Centro, que vem de encontro com as nossas atividades e discussão em um bom momento bastante oportuno. Estamos torcendo e compartilhando essa ideia porque é um bem pra sociedade é um bem pra São Luís ter o êxito do programa,” disse Marcelo.

O gestor também fez um pedido aos presentes dos Conselhos de outros Estados para conhecerem o São João do Maranhão. “É uma das maiores festividades que o Maranhão tem, de muita riqueza cultural, animação, povo hospitaleiro. Não saiam da nossa cidade, do nosso estado, sem levar um pouquinho do carinho que é o São João do Maranhão,” completou Rubens Pereira Jr.

Nosso Centro

O Programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Maranhão em 2019, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.

O Programa tem como estratégias: identificação e interligação de polos vocacionais na região central; redução dos vazios urbanos, com o aproveitamento da infraestrutura e dos espaços e edificações ociosos, públicos e privados; fomento à atratividade dos polos por meio do incentivo à habitação, ao comércio e às atividades culturais, como pilares para a sustentabilidade da área; captação de investimentos de diferentes setores para a recuperação e uso do patrimônio cultural edificado e do patrimônio cultural imaterial, articulando recursos federais, estaduais, municipais, nacionais ou estrangeiros, bem como os da iniciativa privada.

Sobre o Cau

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades da Federação foram criados em 2010 pela Lei nº 12.378, que regula o exercício da profissão no país. Eles têm a missão de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão