Maranhão

Governo do Estado entrega mais uma etapa técnica do ZEE do Bioma Amazônico Maranhense

Foto: Governo do Estado do MaranhãoSecretário Luis Fernando e reitor da Uema, Gustavo Pereira, durante entrega do relatório do banco de dados e caderno de mapas do ZEE, que aconteceu em agosto
Secretário Luis Fernando e reitor da Uema, Gustavo Pereira, durante entrega do relatório do banco de dados e caderno de mapas do ZEE, que aconteceu em agosto

Um importante passo à conclusão do Zoneamento Ecológico do Maranhão (ZEE-MA) será dado, nesta quarta-feira (02). No auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a partir das 9h30, o vice-governador, Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, preside a entrega da conclusão do Prognóstico e Cenarização e do Relatório de Zonificação do Território, do Bioma Amazônico Maranhense.

A elaboração do ZEE-MA é coordenada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc MA), uma autarquia vincula a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe).

Todos os produtos já concluídos estão disponíveis nos sites ZEE-MA (www.zee.ma.gov.br), Sepe (www.sepe.ma.gov.br) e do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).

“Quando assumimos a Sepe, o governador Flávio Dino fixou como uma das prioridades da nossa gestão o ZEE. Abraçamos a causa, e, agora, estamos aqui, perto de lançar mais uma etapa, que não será a última, já que, até o fim do ano, pretendemos entregar todo o zoneamento do Bioma Amazônico para que ele seja encaminhado à Assembleia Legislativa”, afirmou o secretário de Estado de Programas Estratégicos, Fernando Silva.

O Zoneamento Ecológico Econômico é uma ferramenta de proposição de ações para garantir o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico e social regional. “Pode ser definido como um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao planejamento e ao ordenamento dos territórios. É formado por documentos técnico-científicos, elaborados pelo Poder Público, voltados para a compreensão das particularidades territoriais e para o planejamento e ordenamento dos espaços e fatos geográficos”, explicou o pesquisador sênior Luiz Jorge Dias.

Bioma Amazônico

O Bioma Amazônico Maranhense corresponde a 1/3 do território maranhense e abrange 108 municípios onde moram 61% de toda a população do estado. Essa região inclui São Luís e Imperatriz – primeira e segunda maiores cidades do Maranhão. Finalizado o ZEE do Bioma Amazônico, previsto para dezembro, os pesquisadores irão se debruçar sobre os outros dois biomas maranhenses: Cerrado e Caatinga.

Prognóstico, Cenarização e Zonificação

Entre os produtos que serão apresentados, nesta quarta-feira (02), o Prognóstico e a Cenarização são estudos que projetam a situação futura do território, delineando as expectativas para o desenvolvimento sustentável.

O Relatório de Zonificação do Território contém a indicação das zonas territoriais e dos seus usos potenciais. O estudo zoneia todo o território de acordo com suas fragilidades e potencialidades.

Andamento

O Governo do Estado já disponibilizou o Sumário Executivo do Zoneamento Ecológico Econômico, o Diagnóstico Situacional do Bioma Amazônico, o Caderno de Mapas e a Base de Dados Cartográficos.

Este mês, serão realizadas as audiências públicas em municípios incluídos no Bioma Amazônico Maranhense. O objetivo é ouvir a população e aperfeiçoar os estudos e pesquisas que fundamentarão o ZEE.

A previsão é de que em dezembro deste ano, governador Flávio Dino encaminhe à Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) o projeto de lei do ZEE do Bioma Amazônico.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão