PIAUÍ

Governo apresenta Educar Piauí nesta quinta-feira (3)

O Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentam, nesta quinta-feira (3), o programa Educar Piauí, plano de aplicação dos recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A solenidade acontece às 12 horas, no Salão Branco do Palácio de Karnak.

O Fundef é o antecessor do atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e, em 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a União deve pagar aos estados e municípios um valor resultante de diferenças de transferências de exercícios anteriores.

De acordo com o governador Wellington Dias, o valor é de aproximadamente R$ 1,6 bilhão que deve será investido na educação. “A crise econômica produziu uma crescente crise fiscal nos Estados e, por causa disso, os investimentos educacionais foram prejudicados e adiados. Mesmo diante da crise, a Educação do nosso estado continua gerando bons resultados e os recursos oriundos do precatório do Fundef representam uma oportunidade de manter e melhorar a qualidade do serviço que vem sendo prestado a população piauiense”, garante o chefe do executivo estadual.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a aplicação dos recursos do Fundef será feita visando consolidar a política estadual de educação inclusiva e de qualidade, para uma formação humana e cidadã. “Vamos investir em programas de Alfabetização e Avanço na Escolaridade de Jovens e Adultos, Programa de Valorização e Fortalecimento da Gestão Escolar, de Formação dos Profissionais Educação, de Fortalecimento e Expansão da Educação Profissional, programas Pedagógicos de Avanço na Aprendizagem e Fluxo Escolar. E claro, com esse recurso vamos investir, também, na construção, recuperação, modernização e atualização tecnológica e da infraestrutura da nossa rede de ensino”, detalhou o secretário.

O Educar Piauí foi elaborado em total consonância com as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) e seguindo as diretrizes dos Planos Nacional e Estadual de Educação, e ainda com o Plano Plurianual (2020-2023). “Na quinta-feira, teremos uma apresentação mais aberta, com transparência sobre a utilização dos recursos. O que queremos é aumentar qualidade da Educação no estado, melhorar estrutura e os indicadores. Queremos a redução do analfabetismo e elevação da escolaridade para adultos. Vamos trabalhar fortemente a educação na idade certa, reduzir o abandono escolar, melhorar a proficiência em português, matemática e outras disciplinas. E além de melhorar o Ideb, também queremos garantir a profissionalização da gestão”, finalizou o governador.

Fonte: Governo do Piaui