PIAUÍ

Governador entrega R$ 2,5 milhões em equipamentos para o HGV

São 216 camas hospitalares elétricas e 50 computadores que proporcionarão a otimização na assistência ao paciente.
Foto: Francisco LealEntrega de equipamentos para o HGV
Entrega de equipamentos para o HGV

O governador Wellington Dias entregou, nesta terça-feira (19), R$ 2,5 milhões em equipamentos hospitalares e administrativos para o Hospital Getúlio Vargas (HGV). São 216 camas hospitalares elétricas e 50 computadores que proporcionarão a otimização na assistência ao paciente. Os recursos são oriundos de convênios celebrados por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Ministério da Saúde.

Os leitos elétricos substituirão 68,76% dos leitos mecânicos que, atualmente, são 349. “Eles têm uma mobilidade muito maior do que as mecânicas, com vários níveis de inclinação, o que facilitará o trabalho dos profissionais e dará mais conforto aos pacientes. São camas que melhoram o padrão respiratório e também é a melhor opção em casos de cirurgias cardíacas”, destacou a presidente da Fundação Hospitalar, Natália Monteiro.

As camas elétricas são capazes de adequar os ângulos e movimentos corretos em que o paciente deve se posicionar para evitar até mesmo a pneumonia associada à ventilação mecânica. “Além do tratamento, a prevenção é parte essencial do atendimento. Sempre lembro que o Estado é um grande prestador de serviços e o objetivo é garantir o atendimento aqui, sem que o paciente precise se deslocar a outra região. A expectativa é de ampliar os serviços, contando com equipamentos de última geração e com a tecnologia”, atentou Wellington Dias.

O HGV ainda receberá equipamentos para cirurgia cardíaca e para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos em processo licitatório para a aquisição desse material e também ampliaremos a quantidade de salas cirúrgicas. Haverá uma renovação do parque tecnológico do hospital”, afirmou a diretora do HGV, Fátima Garcez.

Segundo o secretário da Saúde, Florentino Neto, desde o ano passado o Governo do Piauí, por meio da Sesapi, tem conseguido diversas melhorias para o maior hospital do estado. “Tivemos as condições de entregar muitos equipamentos para o HGV. Em setembro, implantamos a cirurgia bariátrica, que era uma solicitação da população, e, por meio da mediação tecnológica, o HGV e demais hospitais regionais passaram a contar com a telemedicina. Hoje voltamos para anunciar que estamos dando continuidade aos investimentos em tecnologia e em equipamentos que proporcionem o melhor atendimento dos usuários”, pontuou o gestor.

Fonte: Governo do Estado do Piauí