PIAUÍ

Governador e vice participam de jantar com pessoas em situação de rua

O evento reuniu apoiadores da Pastoral do Povo de Rua e pessoas atendidas pela entidade.
Foto: Lucas Dias / GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa participaram, nessa quarta-feira (18), na Vila Operária, do jantar de confraternização natalina da Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (Abespa), mantenedora da Pastoral do Povo de Rua. O evento reuniu apoiadores do projeto e pessoas em situação de rua.

Na oportunidade, o governador destacou a importância da pastoral no apoio às pessoas em situação de rua e a sua disponibilidade como ente público apoiar esta causa, juntamente à inciativa privada para que possam continuar com os excelentes resultados e transformando vidas. “Fico muito feliz porque estou vendo essa pastoral realizar um trabalho extraordinário com muitos resultados, esse trabalho feito por tantas pessoas, cito aqui o Padre João Paulo que tem uma longa história de cuidado com as pessoas e que tem o apoio da iniciativa privada. É uma pastoral que cuida das pessoas que por diversas razões estão vivendo nas ruas, não sendo apenas uma base ou fornecedora de alimentação, mas ajudando a despertar nelas o interesse por uma atividade, capacitando-as para que possam ter uma qualificação, um trabalho e as condições para um reencontro com a família”, ressaltou Wellington.

A vice-governadora também destacou o papel da Pastoral de Rua para a sociedade. “A pastoral realiza esse trabalho com bons resultados e já possui o hábito de realizar esse atendimento total, que não se limita apenas a dar comida, mas a dar possibilidade de ressocialização aos seus acolhidos. Aqui destaco a presença do Governo do Estado como parceiro, mas principalmente da inciativa privada e do voluntariado, que é um exemplo que de que, quando se trabalha em parceiros com a sociedade dá certo”, comentou Regina Sousa.

“Um sonho que se sonha junto se torna uma realidade. Com a união do Estado e da inciativa privada, com essa unidade, é possível juntos ampliarmos o trabalho, pois são mais de mil pessoas que vivem em situação de rua em Teresina. Se nós unirmos forças, a tendência é crescer, propiciando a essas pessoas cidadania, casa para morar e ressocializar com a família. Aqui temos psicólogos, advogado, assistente social, a celebração da missa e eles encontram ainda um albergue para passar as noites e podem realizar cursos profissionalizantes em parceria com o Senac, para que possam ir para o mercado de trabalho e ter suas vidas independentes”, disse o padre João Paulo, que dirige o projeto.

Anatólio Brito mora há um ano nas ruas e disse que tem muita expectativa de que, em breve, a sua situação mude com o apoio da pastoral. “As pessoas que vivem na rua têm um motivo, vivem carente, sofrendo, mas sempre que tem alguém para dar uma mão há esperança. Todo ser humano tem capacidade, apesar de todas as mazelas e seus erros, e eu acredito na mudança de todo ser humano, quando se tem esse apoio”, disse Brito.

Fonte: Governo do Estado do Piauí