Maranhão

Funac investe em qualificação profissional para que adolescentes construam um novo projeto de vida

Foto: DivulgaçãoFunac investe em qualificação profissional para que adolescentes construam um novo projeto de vida
Funac investe em qualificação profissional para que adolescentes construam um novo projeto de vida

A Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), por meio do Instituto de Ensino, Ciência e Tecnologia (IEMA) tem investido em cursos profissionalizantes nos Centros Socioeducativos, localizados nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Ribamar, Imperatriz e Timon.

Cerca de 268 adolescentes foram certificados nos cursos de reparo e manutenção de celular, mecânica de motocicleta, montagem e manutenção de computadores, informática básica, instalação e manutenção de ar condicionado, ecodesigner, barbeiro, estética (maquiagem), pedreiro de alvenaria, eletricista predial, pintor de obras, panificação e confeitaria.

A presidente da Funac, Sorimar Saboia, destaca que a qualificação tem contribuído para a construção de um novo projeto de vida dos adolescentes, que já almejam o primeiro emprego. “A Funac tem buscado estratégias para inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, através do programa Jovem Aprendiz. A conclusão de um curso profissionalizante faz com que o socioeducando não só aprenda uma profissão, mas crie novas perspectivas de vida”, afirma.

O sonho de conseguir o primeiro emprego através dos cursos profissionalizantes é o desejo de um socioeducando que cumpre medida de internação.  “Através da parceria realizada com o IEMA tenho a oportunidade de obter mais aprendizado, crescimento pessoal e profissional. Desejo conseguir um emprego após cumprir minha medida socioeducativa”, comenta.

Para o secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social da Seduc, André Bello, a parceria entre Seduc, IEMA e Funac só fortalece a cada etapa de qualificação profissional dos socieducandos. “O nosso objetivo é a ressocialização, dar uma outra oportunidade para que esses jovens possam recomeçar as suas vidas e ajudar na construção do novo Maranhão que nós queremos”, pontua o secretário.

Um socioeducando que cumpre medida socioeducativa destaca a felicidade em participar de um curso profissionalizante. “Estou aproveitando cada oportunidade oferecida e já fiz quatro cursos. Só tenho agradecer a toda equipe da Funac e IEMA por acreditar que somos capazes e nos incentivar a sempre lutar pelos nossos objetivos”, comemora.

De acordo com um adolescente, escolher entre tantas ofertas, o primeiro curso profissionalizante, é uma tarefa difícil. “Escolhi o curso de eletricista predial com foco no mercado de trabalho, pois é uma área que tem crescido e com grande procura de profissionais, principalmente na área da construção civil”, destaca.

Com orgulho, o reitor do IEMA, Jhonatan Almada fala da parceria firmada entre o IEMA e Funac para a realização dos cursos profissionalizantes. “Permite que nós participemos da possibilidade de uma nova chance, de uma nova oportunidade para que esses jovens possam recomeçar um novo projeto de vida”, diz.

Incentivo

Um jovem que concluiu um curso profissionalizante na Unidade da Funac, hoje é um profissional contratado pelo IEMA como auxiliar de barbeiro e que tem incentivado outros adolescentes e jovens a se qualificarem. “Para mim é gratificante ser o espelho de outros socioeducandos, para que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas de sair com uma profissão”, destaca Borges.

Para os adolescentes que se destacaram nos cursos profissionalizantes, o IEMA disponibilizou kits de materiais para que possam dar continuidade ao aprendizado e sorteio de brindes aos demais alunos.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão