Saúde

França lança campanha contra síndrome do bebê sacudido, que causa centenas de mortes por ano

Foto: PixabayFrança lança campanha contra síndrome do bebê sacudido, que causa centenas de mortes por ano
França lança campanha contra síndrome do bebê sacudido, que causa centenas de mortes por ano

De acordo com estimativas das autoridades francesas e de associações do país, entre 200 e 500 crianças seriam vítimas desse tipo de violência todos os anos na França. Para alertar sobre as consequências desse gesto, que incluem sequelas graves, o governo francês lança uma campanha nesta segunda-feira (17) que visa sensibilizar a população, lembrando que uma em cada dez crianças morre em decorrência dos chacoalhões.

Os dados exatos relativos à síndrome do bebê sacudido, na realidade, são desconhecidos no país: não existem estudos oficiais que permitam quantificar o número exato de vítimas, segundo a associação francesa "Stop Bébé Sécoué". Na maioria dos casos, os bebês têm menos de um ano e aproximadamente 75% das vítimas ainda não chegaram aos seis meses de idade. Os maus-tratos ocorrem, principalmente, entre 4 e 8 meses. 

O clipe do governo francês, que pode ser visto na internet a partir desta segunda-feira, lembra que, todos os dias, um bebê é vítima da síndrome e pode morrer ou ter sequelas para o resto da vida. Entre elas, atraso no desenvolvimento, epilepsia, cegueira, ou problemas motores, de fala ou de atenção.

O vídeo foi criado pela Secretaria de Estado encarregada da infância e das famílias e visa informar sobre a síndrome, que também tem o nome de traumatismo craniano não-acidental. Ela recebe esse nome quando um adulto chacoalha um bebê ou uma criança pequena com o intuito de fazê-lo parar de chorar.

Violência extrema

O vídeo da campanha, que visa alertar mas também apresentar soluções preventivas, não mostra cenas chocantes. O plano é focalizado em uma babá eletrônica na cozinha, que emite a voz de um pai irritado com o choro da criança e que diz, aos gritos: "não aguento mais, você acaba com minha vida, só sabe chorar o tempo todo!". A frase é seguida de um longo silêncio.

"O gesto é de uma violência extrema e não se compara a outras situações do cotidiano, nem com brincadeiras como jogar uma criança para cima, por exemplo", explica a médica francesa Anne Laurent-Vannier, que presidiu o grupo de trabalho que estudou o tema na Alta Autoridade da Saúde francesa. "Esse gesto provoca uma hemorragia em torno do cérebro e pode provocar uma parada cardiorrespiratória, falta de oxigênio, e lesões cerebrais irreversíveis", detalha.

"Os adultos que perdem a paciência com um bebê devem busca ajudar", insistem os autores da campanha, que será transmitida pelo YouTube, em plataformas de streaming, redes sociais e canais de TV.

Os especialistas aconselham os pais a deixarem o quarto se estiverem prestes a perder o controle, dexando o bebê deitado de costas, "já que não há nenhum perigo em deixá-lo nessa posição", acrescenta a especialista francesa. De acordo com dados publicados em 2017 pela Alta Autoridade da Saúde, um de cada dez atos de violência foi cometido por um adulto vítima da síndrome.

Fonte: RFI