Teresina (PI)

Fórum municipal vai destacar papel dos conselheiros escolares

Para consolidar as discussões realizadas ao longo do ano, acontece nesta quarta-feira (20) mais uma edição do Fórum Municipal de Conselheiros Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. O evento será no auditório do Tribunal de Justiça, a partir das 8h, com a presença do prefeito Firmino Filho e do secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma.

O conselho escolar é hoje o principal instrumento para tomada de decisões coletivas nas unidades de ensino, cumprindo um papel decisivo no processo de democratização das escolas. O grupo é formado por pais, professores, gestores, alunos e comunidade, todos alinhados no planejamento administrativo e pedagógico.

No ano de 2019, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) fortaleceu o trabalho de capacitação dos conselheiros a partir de encontros zonais. Foram doze formações com ampla participação dos membros, destacando a importância da atuação dos conselhos na rotina escolar.

Segundo a gerente de Assistência ao Educando da Semec, Madalena Leal, o Fórum, que acontece todos os anos, lembra a importância dos conselhos para a gestão democrática e o bom funcionamento das escolas. “É a consolidação de um trabalho realizado com os conselheiros para manter os grupos plurais e cada vez mais fortes. É também um espaço para troca de experiências”, disse.

Entre os convidados do evento está a doutora em Educação professora Guiomar Passos, estudiosa da gestão democrática na escola. Em sua fala, Guiomar deve orientar os conselheiros sobre o papel do grupo como principal apoio dos diretores de escola.

Fonte: PMT