ALEPI

Flora Izabel defende aquisição de frota especial para testes de CNH

A deputada Flora Izabel (PT) apresentou um indicativo de projeto de lei pedindo que o Detran Piauí disponibilize uma frota especial adaptada para os deficientes físicos que vão se submeter aos testes para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Ela alega que mesmo as auto escolas não dispõem de equipamentos apropriados, aumentando ainda mais as dificuldades para os candidatos.

Flora Izabel apresentou também outro indicativo de projeto de lei propondo que o Detran abra os seus centros de formação de condutores (CFCs) aos finais de semana e feriados para que os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação possam treinar as provas que vão fazer.

A deputada petista pediu ainda a realização de Audiência Pública nas comissões de Defesa dos Direitos das Mulheres e Segurança Pública, Direitos Humanos e da Juventude sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. Serão convidados o Tribunal de Justiça, a OAB e as entidades de defesa dos direitos das mulheres.


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei criando cargos na secretaria dos polos regionais de Parnaíba, Picos e Bom Jesus. Com isso, a corte de contas pretende agilizar os trabalhos de acompanhamento e fiscalização das administrações públicas em todo o Estado.

 

A deputada Liziê Coelho (PTB) apresentou projeto incluindo no calendário oficial do Estado o Dia do Autista e o deputado Rubem Martins (PSB) apresentou projeto instituindo o parto humanizado nos hospitais públicos e privados do Piauí.

 

 

Voto de pesar – Parnaíba


O deputado Dr. Hélio (PR) apresentou voto de pesar a ser encaminhado aos familiares do médico Carlos Araquém, falecido hoje (21) em Parnaíba. O requerimento foi subscrito pelos deputados José Hamilton (PTB) e Juliana Moraes Sousa (PMDB). Dr. Carlos Araquém era um dos mais antigos profissionais da medicina e era conhecido pelo seu alto sentimento humanitário.

Dr. Hélio pediu também que seja encaminhado ao governador Wellington Dias e à direção da Agespisa o pedido de aquisição de uma bomba de sucção de água para a cidade de Ilha Grande. Ele alega que na região existe apenas uma bomba e é comum ficar dois ou mais dias sem o fornecimento regular de água.

 

Complementando os pedidos em relação à Agespisa, Dr. Hélio disse que esteve com o presidente da Agespisa, Emanoel do Bomfim, quando solicitou a construção de um sistema de abastecimento de água na comunidade Labino, em Parnaíba. Segundo ele, apesar de dezenas de famílias morarem na região, elas não dispõem de um sistema de abastecimento regular.

Fonte: Alepi