FIEPI/ Piauí

FIEPI implanta câmara setorial do agronegócio

A segunda reunião para instalação de câmaras setoriais de comércio exterior no Piauí foi realizada nesta segunda-feira (27) na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). As discussões foram mediadas pelo assessor de Relações Internacionais do Estado, Sérgio Vilela e contou com a participação de representantes do setor de agronegócio, pecuária e atividade florestal, além do Sebrae, Interpi e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

Segundo Sérgio Vilela, o governo do Estado, através do vice-governador Moraes Souza Filho está apoiando e tomando a iniciativa de criar as câmaras setoriais para discutir de forma permanente junto com a iniciativa privadas e organizações não-governamentais, as oportunidades e os gargalos de cada setor, sobretudo nas atividades voltadas para o comércio exterior.

“Estes fórum tem caráter permanente. Hoje discutimos o setor do agronegócio a realização de estudos, projetos e diagnósticos que possam auxiliar e melhorar as relações comerciais com outros países. É no setor do agronegócio que está concentrado os principais produtos de nossa pauta de exportação", pontua Sérgio Vilela.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Warton Santos lembrou que os principais produtos da pauta de exportação do Piauí tem origem no agronegócio, destacando a soja, o mel, a cera de carnaúba, a castanha de caju e os sais de pilocarpina.

"Esses produtos juntos representam mais de 90% das exportações do Piauí e acredito que a partir dessa câmara setorial poderemos aperfeiçoar mais ainda nossos produtos, agregar valor e aumentar o volume de negócios com outros países. Por mais que as nossas exportações tenham crescido nos últimos anos ainda estamos distantes daquilo que consideramos como ideal e é por isso que o governo do Estado, através da SEDET, está dando total apoio e disposto a atender as demandas do setor produtivo, sobretudo do agronegócio", finaliza Warton Santos.

Sérgio Vilela explicou ainda que entre os desafios a serem superados pelo Estado para incrementar as exportações está a discussão sobre investimentos para melhorar a questão do transporte e logística, a mecanização e industrialização, além do outros fatores pontuais como o aumento oferta da energia elétrica que é algo que já está sendo trabalhando fortemente pelo governo federal e estadual.

Para finalizar a reunião Sérgio Vilela acordou como encaminhamento solicitar ao governador Wilson Martins, através do vice-governador, Moraes Souza Filho, que a câmara setorial do agronegócio seja criada através de decreto e que tenha como presidente o representante da Faepi, Sérgio Bartolozzo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fonte: Ascom/FIEPI