Política

FGV avisa ao governo que pico da covid no Piauí só deve ocorrer em setembro

Foto: CcomFGV avisa ao governo que pico da covid no Piauí só deve ocorrer em setembro
FGV avisa ao governo que pico da covid no Piauí só deve ocorrer em setembro

Um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentado nesta segunda-feira (15) ao governador Wellington Dias (PT), mostra que o pico da covid-19 no Piauí só deve ocorrer em setembro. Segundo as projeções, a epidemia está ampla fase de crescimento no estado.

“O inquérito sorológico mostra que a tendência ainda é crescente. A média móvel da incidência de casos, ou seja, casos novos, continua crescendo. O mesmo é observado na média de incidência de óbitos. A projeção da curva epidêmica mostra que o pico será só em setembro”, disse Eduardo Massad, da FGV.

A conclusão do relatório da FGV aponta que o distanciamento caiu para 48% em relação aos últimos relatórios. A reprodutibilidade de infecção encontra-se em 1,3, ainda longe do ideal, implicando que a epidemia se encontra em fase ascendente. 

De acordo com a FGV, haverá um aumento exponencial dos casos nas próximas semanas. A média móvel da taxa diária de casos quanto de óbitos apresenta crescimento ascendente, sem sinais de estabilização. 

Segundo Massad, apesar do quadro preocupante de epidemia ascendente, a fração de ocupação dos leitos de UTI, atualmente em torno de 62%, permite um planejamento racional para aumentar o distanciamento social. 

“Dá para começar a discutir o relaxamento das medidas, mas com muita cautela, uma vez que o estado está numa situação confortável por ter se precavido. No entanto, a pandemia ainda poderá durar diversos meses. A incidência calculada a partir do inquérito sorológico é uma função linear crescente”, pontuou.

O governador fez um alerta sobre os dados e orientou sobre a importância do isolamento social, o uso de máscaras e do aplicativo monitora Covid-19. 

“Temos trabalhado de uma forma preventiva em todo estado, com a ampliação de leitos, por exemplo, mas nesse momento precisamos alertar às pessoas que ainda é necessário continuarmos com as medidas de prevenção. Estamos nos aproximando do esgotamento de profissionais e de medicamentos. Esperamos melhorar os índices para que possamos dar novos passos para a flexibilização”, disse o chefe do executivo estadual.

Fonte: Cidade Verde