Política

Exército monitora possível conflito com Planalto sobre vacinação

Foto: Reprodução/Poder 360Exército monitora possível conflito com Planalto sobre vacinação
Exército monitora possível conflito com Planalto sobre vacinação

O Exército monitora nos últimos dias a repercussão no Palácio do Planalto sobre a publicação de um documento com diretrizes assinadas pelo comandante da Força, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A lista de indicações, publicada na 2ª feira (3.jan.2021) sugere o retorno às atividades presenciais dos militares e servidores desde que respeitado o período de 15 dias após a imunização contra a covid-19.

Além disso, diz que “casos omissos sobre cobertura vacinal deverão ser submetidos à apreciação do DGP (Departamento Geral do Pessoal), para adoção de procedimentos específicos”.

O PODER360 apurou que o direcionamento não agradou integrantes do Palácio do Planalto e chamou atenção negativamente do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), depois que saiu do hospital em São Paulo. Por isso, o comando do Exército acompanha a repercussão para avaliar se é necessário algum remendo na publicação.

Estuda-se recorrer a uma nota alternativa apontando que a força terrestre apenas incentivou a vacinação, sem obrigá-la. Internamente, diz-se que a polêmica é desnecessária e houve politização equivocada do tema.

O DOCUMENTO

Entre as diretrizes apoiadas pelo Exército, estão vacinação dos militares para retorno ao trabalho presencial, uso de máscara e distanciamento social, além de punição para quem divulgar notícias falsas.

O documento assinado pelo comandante contém 52 diretrizes para que a corporação retome todas as suas atividades em segurança diante da alta de casos de covid provocadas pela variante ômicron.

Os objetivos são preservar a saúde dos integrantes do Exército e a capacidade operativa da Força Terrestre. Leia a íntegra da diretriz (254 KB).

“A evolução da situação do combate à pandemia da covid-19, inclusive com o avanço da vacinação, possibilita o estudo em direção ao retorno pleno da realização das atividades administrativas e operacionais, de preparo e emprego, no âmbito da Força, mantendo-se sempre como prioridade a preservação da saúde dos integrantes do EB [Exército Brasileiro] e dos contribuintes do Sistema de Saúde do Exército”, diz o comandante.

Entre os principais pontos listados no documento, estão:

medidas de segurança: continuidade do distanciamento social, do uso de máscara e da higienização das mãos;

trabalho presencial: o retorno ao trabalho presencial deve ser avaliado 15 dias depois da vacinação. “Os casos omissos sobre cobertura vacinal deverão ser submetidos à apreciação do DGP (Departamento Geral do Pessoal), para adoção de procedimentos específicos”. Não fica claro, porém, se a vacinação será obrigatória, nem os procedimentos adotados em caso de recusa;

viagens internacionais: militares e servidores civis que retornarem de viagem internacional particular ou a trabalho, mesmo sem sintomas de covid, deverão fazer o teste PCR até 72 horas antes do embarque. Na chegada ao Brasil, se estiverem com sintomas da doença, deverão refazer o teste;

missões internacionais: será avaliada a manutenção das missões internacionais ainda não iniciadas, além da realização de eventos que impliquem na aglomeração de pessoas;

eventos: avaliar a pertinência da realização de seminários, palestras, solenidades, confraternizações, eventos religiosos ou quaisquer outras atividades que impliquem na aglomeração de pessoas. Nesses casos, deve-se respeitar o distanciamento e lotação estabelecidos por autoridades sanitárias locais;

fake news: “a prestação de informação falsa sujeitará o militar ou o servidor às sanções penais e administrativas previstas em Lei”, diz o texto. Segundo a orientação, “não deverá haver difusão de mensagens em redes sociais sem confirmação da fonte e da veracidade da informação”. O Exército também orienta os militares a falarem com familiares e pessoas do seu convívio para fazerem o mesmo.

Há também recomendações para se evitar aglomerações em refeitórios e autorização de trabalho remoto para militares que tenham sintomas de covid, ou que convivam com pessoas que apresentem os sintomas. A diretriz também traz a ordem para que comandantes em todos os níveis orientem seus subordinados sobre as medidas de proteção e de prevenção ao contágio da covid.

O documento centraliza no CCOMSEx (Centro de Comunicação Social do Exército) as demandas da imprensa sobre a covid-19 relacionadas às Forças, “de modo que as respostas sejam padronizadas”. 

Fonte: Poder 360