Gente Eficiente

Estudante monta projeto de uma luva para pessoas com mobilidade reduzida em Teresina

O estudante Francisco Camêlo de Oliveira Neto, de 17 anos, aluno do terceiro ano do Centro Integral Didácio Silva, escola estadual de Teresina, conta com um invento participando do Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Ele inventou uma luva destinada para deficientes físicos que tem restrições na movimentação. A ideia para o invento surgiu a partir de aulas que o estudante teve na escola.

O inventor conta que o projeto surgiu a partir de uma necessidade para pessoas com mobilidade reduzida. “Ela é util para pessoas com deficiências, acamadas, acidentadas e que não tem muita mobilidade dentro de casa. Ela funciona para acender as luzes do ambiente para ligar uma tv ou desligar, ligar um ventilador”, contou o estudante Francisco Camêlo.

O invento funciona de modo que a partir da luva é possível acender ou apagar a luz. Para quem tem limitações de movimento é possível fazer. “Quem tem essa limitação não precisa de outra pessoa para ligar uma luz ou um aparelho. com a luva ela consegue fazer algumas coisas dentro de casa sem precisar de muito esforço”, defendeu o inventor sobre a ideia que ele desenvolve.

Tudo começou em aulas que o estudante passou na escola estadual com a professora Sidiane Cardoso. “Lá na aula de robótica com a professora Sidiane que foi mostrando como funcionava e a partir disso os alunos compravam o material. Eu me interessei e fui comprando para desenvolver o projeto”, lembrou o estudante que participa da Febrace para poder se credenciar para uma feira internacional.Os finalistas da Febrace participam da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair). “Uma das principais premiações do febrace é para participar do Intel ISEF, uma feira que acontece nos Estados Unidos lá para maio. São 9 finalistas que são selecionados e que vão para lá através de uma votação com vários avaliadores na feira. Quem for preenchendo todas as categorias fica como finalista”, pontuou sobre o protótipo que faz parte de uma votação on-line.

Fonte: G1