Maranhão

Estande do Iema na SNCT espera atrair público com pôsteres e mostras científicas

Foto: REPRODUÇÃOSemana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT).

Com uma média de dez atividades por dia, entre pôsteres e mostras científicas, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), espera atrair um público expressivo para o seu estande instalado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT). A Semana que acontece na Casa do Maranhão, teve início na terça-feira (22) e se estende até sexta-feira (25). Esta é a 16ª edição da SNCT e participam alunos das unidades plenas do Iema de São Luís (Centro, Itaqui-Bacanga e Bacelar Portela) e Coroatá.

O reitor do Instituto, Jhonatan Almada, presente na cerimônia de abertura da Semana,  enfatizou que a SNCT é um evento importantíssimo do calendário científico brasileiro e, que o estado ao longo dos anos tem se destacado com o seu evento local. Para Jhonatan, o Iema, que é uma instituição de educação profissional e tecnológica, ao participar mostra para a sociedade os resultados de suas pesquisas, seus trabalhos e o que acontece com o investimento feito no Instituto.

Almada parabenizou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Teles, por dar continuidade ao que ele considera o mais importante evento de ciência e tecnologia do Maranhão. “É um grande desafio fazer ciência e tecnologia no Brasil de hoje, mas aqui contamos com o governador Flávio Dino, que não mede esforços para garantir que o Maranhão não entre nessa onda nacional de desrespeito à universidade, ao professor, ao pesquisador e à ciência. Aqui temos conseguido mostrar que o caminho correto é investir e valorizar a ciência, a tecnologia e a inovação”, disse o reitor.

Coordenador de Pesquisa e Inovação do Iema, Antônio Fernandes, explica que a participação do Iema tem como prioridade divulgar as pesquisas desenvolvidas no Instituto, incentivar a interdisciplinaridade, a troca de informações institucionais e possibilitar que os estudantes tenham contato direto com atividades de cunho científico acadêmico que visem a melhoria da aprendizagem deles. “É importante para o desenvolvimento do perfil de um futuro pesquisador dentro da instituição”, afirma o professor. Ele comentou, ainda, que espera que o público vá conhecer as atividades do Iema, sua proposta pedagógica inovadora focada em um modelo de pertinência, onde há a interação do ensino e da pesquisa para o desenvolvimento integral do estudante.

No total, uma média de 43 trabalhos serão apresentados pela equipe do Iema, sendo que sete unidades plenas estão diretamente envolvidas com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: GOVERNO DO MARANHÃO