Entretenimento

Esta cena do Homem de Ferro 2 se tornou um problema para a saga da Marvel

Foto: Reprodução/ AdorocinemaEsta cena do Homem de Ferro 2 se tornou um problema para a saga da Marvel
Esta cena do Homem de Ferro 2 se tornou um problema para a saga da Marvel

Uma cena de Homem de Ferro 2 tem sido uma pedra no sapato dos produtores da Marvel desde 2010. Primeira sequência das aventuras de Tony Stark, o longa apresentou uma nova personagem do universo: a Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson.

A cena se passa por volta do vigésimo minuto do filme, quando Tony Stark (Robert Downey Jr.) conhece Natalie Rushman (Johansson), que é apresentada a ele por Pepper Potts (Gwynneth Paltrow) com as seguintes palavras:

Ela é do departamento jurídico e pode virar um processo bem caro de assédio sexual se você ficar olhando assim.

Apesar dessa observação, Tony ainda está interessado na jovem e procura fotos dela nua. Ele termina a reunião disparando para Pepper: "Eu quero uma". A assistente rebate: "Não".

Em junho passado, Scarlett Johansson recordou esse período complicado para sua personagem Viúva Negra, indicando que ela era "hipersexualizada".

Se você vir Homem de Ferro 2, percebe que ele fala dela como objeto, como uma 'boa mulher.

Sobre a fala "eu quero uma" de Tony, ela ainda acrescenta: "Sim, em um ponto [Tony] a trata como um pedaço de carne, e talvez naquele momento soasse como um elogio, mas você entende o que quero dizer? Minha auto-estima provavelmente foi medida por esse tipo de comentário. Mas hoje tudo está diferente."

Johansson não é a única a considerar essa cena lamentável. Em entrevista à revista Time, a vice-presidente da Marvel Studios Victoria Alonso (responsável pela pós-produção, animação e efeitos especiais) disse:

"Isso me incomodava na época e ainda incomoda hoje. Lembro-me de pensar comigo mesma: 'ela não é um objeto'. Assim, o mundo vê essa mulher sexy e pensa que, por que ela é linda, isso é tudo que ela tem para mostrar".

Felizmente, desde 2010, a personagem da Viúva Negra evoluiu muito, cresceu até ter direito ao seu próprio filme solo, onze anos após sua primeira aparição e desempenhando um papel fundamental em Vingadores: Ultimato. Bela vingança.

Fonte: Adoro Cinema