PIAUÍ

Escola com padrão FNDE é inaugurada em Miltons Brandão

O governador Wilson Martins, juntamente com o secretário estadual de Educação, Átila Lira, inaugurou, nessa sexta-feira (24), a Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Leal Nunes de Andrade Brandão, no município de Milton Brandão, a 256 km de Teresina. A escola, modelo de educação, faz parte de um projeto padrão e versátil para ser implantado tanto na zona urbana quanto na rural.

A escola recebeu este nome em homenagem à mãe do secretário Estadual de Governo, Wilson Brandão, que se emocionou em seu discurso ao falar da contribuição de sua mãe para a educação do Estado. “Quero agradecer essa homenagem à minha mãe, que, ao longo de sua vida, teve a oportunidade de lecionar português, inglês, francês e latim para o povo do Piauí”, disse.

Foram aplicados cerca de R$ 750 mil, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A escola tem capacidade de atendimento para até 216 alunos por turno, desenvolvida num sistema construtivo convencional, com área edificada de aproximadamente 854 metros quadrados, que engloba bloco administrativo (diretoria, secretaria, sala de professores, almoxarifado e sanitários), bloco de serviços (cozinha, despensa, área de serviços e vestiários e sanitários para alunos), bloco pedagógico (4 salas de aula, sala de leitura e sala de informática), pátio central coberto, circulação e passarelas de ligação.

O governador saudou a todos os presentes, em especial o secretário Wilson Brandão, e falou da satisfação de estar na cidade inaugurando tantas obras de muitos benefícios. “Só neste ano são, ao todo, 70 escolas recuperadas e construídas. Nenhuma das obras deixou de ser retomada por falta de recursos financeiros”, comemorou Wilson Martins, que garantiu ainda uma cobertura asfáltica na rua principal do município, onde fica a Prefeitura.

O secretário Átila Lira falou da expansão da zona rural com qualidade, trabalhando na formação dos professores e na mediação de tecnologia para dar melhores condições aos mesmos. “A mediação tecnológica ajuda a levar conhecimento para a sala de aula e na qualificação dos professores”, frisou.

Atualmente, a escola é de responsabilidade da prefeitura, pelo fato de ter realizado todas as matrículas, ficando assim até o final do ano. Entretanto, a instituição deve passar para os cuidados do Estado já no próximo ano letivo. “É essa cooperação com os municípios que queremos estreitar. A escola está sendo entregue para sediar o ensino médio e vai ser operada ainda nesse próximo semestre, numa gestão coletiva entre município e estado”, ressaltou o secretário, que se mostrou solidário aos sentimentos de Wilson Brandão. “É com muita alegria que vejo essa homenagem à professora Maria de Lourdes Brandão, que se consagrou na escola de línguas e se destacou por toda sua vida profissional, ensinando gerações, tanto no ensino fundamental como no médio”, afirmou.

Abraão Ximenes Trindade, gerente de Educação da região de Pirirpiri, destacou a ótima estrutura física do local, com laboratório de informática, uma área adequada para cantina, banheiros bem equipados e um bloco específico para a UAPI, a Universidade Aberta do Piauí. “Nós temos uma escola para compor o total de alunos matriculados, que, hoje, é de 290 alunos. É uma escola que pode funcionar tanto em Ensino Fundamental como em Ensino Médio, uma estrutura muito linda, que é o novo modelo das escolas FNDE”, finalizou.

Fonte: CCOM/PI