ALEPI

Escola Cidadão Cidadã vence etapa Piauí na Olimpíada Brasileira de Robótica

 

 

Escola Cidadão Cidadã vence Olimpíada de Robótica
 
Diretoria, professores e alunos da Escola Cidadão Cidadã estão orgulhosos dos alunos de 1º a 3º que venceram a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu no último final de semana, em Parnaíba. A Escola Cidadão Cidadã é mantida pela Asalpi-Sindicato (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí).
 
Segundo o diretor da Escola, professor Edilberto Pereira Coelho, a vitória é motivo de muita comemoração, uma vez que a Escola só iniciou o ensino da disciplina robótica este ano. “Para nós é uma satisfação muito grande. Nós implantamos a disciplina esse ano na escola, após adquirirmos quatro kits de robótica. Nesse tempo os alunos treinaram a programação de robôs e aprenderam sobre o assunto e agora, nossa equipe vai representar o Piauí na etapa brasileira da Olimpíada Brasileira de Robótica que acontece em Curitiba, Paraná, no mês de novembro”, disse o professor Edilberto Pereira.
 
A Escola participou da Olimpíada com três equipes, que ganharam ainda as medalhas de Programação e Dedicação, além de levar o título geral da OBR. Com auxílio dos professores, os alunos estudaram e treinaram a programação de robôs aos sábados desde maio desse ano. No ano passado, a escola já havia ganhado a medalha de melhor escola estreante na etapa estadual.
 
Para o aluno José Felipe, participar da etapa foi uma experiência incrível. “Ano passado eu não tive a oportunidade de ir e esse era o meu último ano, tanto pela idade quanto pela série. E foi incrível. A competição, a oportunidade de fazer novas amizades, a aprendizagem, tudo foi muito bom”, disse.
 
A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) aconteceu durante a 2º Edição da ArtTRON (Atividade de Integração entre Tecnologia, Cultura e Arte), evento que une Tecnologia e Arte, gerando discussões sobre essas abordagens promovido pelo Laboratório de Neurofísica (LANF) da UFPI, o Conselho Estadual da OBR-Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso.
 
A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos ensinos fundamental, médio ou técnico, de qualquer cidade do país. A participação dos estudantes é gratuita.
 
Etapas - A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto aos alunos de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Na modalidade teórica, há aplicação de prova escrita em todas as escolas participantes. Já na modalidade prática, que ocorre durante as seletivas estaduais/regionais e também na grande final nacional, os alunos, organizados em equipes, têm de construir robôs que desempenhem tarefas determinadas pela OBR. 

Diretoria, professores, pais e alunos da Escola Cidadão Cidadã estão orgulhosos dos alunos de 1º a 3º que venceram a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu no último final de semana, em Parnaíba. A Escola Cidadão Cidadã é mantida pela Asalpi-Sindicato (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí). Segundo o diretor da Escola, professor Edilberto Pereira Coelho, a vitória é motivo de muita comemoração, uma vez que a Escola só iniciou o ensino da disciplina robótica este ano.

“Para nós é uma satisfação muito grande. Nós implantamos a disciplina esse ano na escola, após adquirirmos quatro kits de robótica. Nesse tempo os alunos treinaram a programação de robôs e aprenderam sobre o assunto e agora, nossa equipe vai representar o Piauí na etapa brasileira da Olimpíada Brasileira de Robótica que acontece em Curitiba, Paraná, no mês de novembro”, disse o professor Edilberto Pereira.
A Escola participou da Olimpíada com três equipes, que ganharam ainda as medalhas de Programação e Dedicação, além de levar o título geral da OBR. Com auxílio dos professores, os alunos estudaram e treinaram a programação de robôs aos sábados desde maio desse ano. No ano passado, a escola já havia ganhado a medalha de melhor escola estreante na etapa estadual. Para o aluno José Felipe, participar da etapa foi uma experiência incrível.

“Ano passado eu não tive a oportunidade de ir e esse era o meu último ano, tanto pela idade quanto pela série. E foi incrível. A competição, a oportunidade de fazer novas amizades, a aprendizagem, tudo foi muito bom”, disse. A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) aconteceu durante a 2º Edição da ArtTRON (Atividade de Integração entre Tecnologia, Cultura e Arte), evento que une Tecnologia e Arte, gerando discussões sobre essas abordagens promovido pelo Laboratório de Neurofísica (LANF) da UFPI, o Conselho Estadual da OBR-Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso. 
A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos ensinos fundamental, médio ou técnico, de qualquer cidade do país. A participação dos estudantes é gratuita. 
Etapas - A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto aos alunos de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Na modalidade teórica, há aplicação de prova escrita em todas as escolas participantes. Já na modalidade prática, que ocorre durante as seletivas estaduais/regionais e também na grande final nacional, os alunos, organizados em equipes, têm de construir robôs que desempenhem tarefas determinadas pela OBR.  

Fonte: Alepi