Eleições

Entrevista com Júnior MP3, Pré-candidato a Prefeito de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores

Júnior MP3 se apresenta como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) a prefeito de Teresina e o Portal RG foi até a sede do Projeto MP3 para ouvir o pré-candidato e saber o que ele pensa e deseja para a cidade de Teresina, caso seja eleito Prefeito desta capital.

Francisco das Chagas do Nascimento Júnior, nasceu em 1970, no bairro São Pedro em Teresina, cursou História na Universidade Federal do Piauí e atualmente é professor do Ensino Básico.

Em 2004 criou o projeto MP3, no bairro São Pedro onde fica sua sede. O Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) desenvolve trabalhos com jovens que são considerados como jovens em situação de risco.

Nas últimas eleições o Júnior MP3 foi candidato a Deputado Estadual e conseguiu 3.537 votos, não foi eleito, mas conseguiu passar a sua mensagem, em defesa das periferias e das comunidades mais simples.

Portal RG: Como o senhor se envolveu com as demandas sociais da comunidade em que vive?

Júnior MP3: Tenho 45 anos de idade, e nasci em Teresina, no bairro São Pedro. Quando menino o que mais nos deixava triste é que o bairro nunca teve uma quadra de esporte ou mesmo uma praça. Os mais velhos diziam que para namorar era preciso ir a uma praça para conseguir uma namorada, os jovens do bairro São Pedro não sabem o que é isso, pois nunca tiveram a oportunidade de passear em uma praça em sua comunidade. Tem uma galeria no bairro que há muito tempo precisa ser construída, saindo do Albertão até a Avenida Pedro Freitas e décadas passaram e nada mudou no bairro São Pedro e assim também são em outras comunidades desassistidas e sem equipamentos públicos.


Portal RG: Por que o senhor quer ser prefeito de Teresina?

Júnior MP3: Porque a gestão que já está ai a mais de trinta anos, não têm como prioridade as comunidades mais pobres. Podemos observar em Teresina duas cidades diferentes, uma bonita e arrumada para classe média e a outra abandonada para as pessoas mais pobres. Exemplo disso é a Avenida Raul Lopes, muito bonita e iluminada e do outro lado você tem a Rua Boa Esperança que é feia, cheia de buracos, sem iluminação e que as pessoas têm muita dificuldades de trafegar e eu quero ser prefeito para toda a cidade, independente da condição social da comunidade. Quero ser prefeito para ouvir o povo e atender as suas necessidades.


Portal RG: No seu ponto de vista o que falta na atual gestão do Prefeito Firmino Filho?

Júnior MP3: A gestão do PSDB só cuida da parte nobre da cidade e não dar a devida atenção que o restante da cidade merece e sendo assim, eu que conheço a realidade, que acompanho a realidade da periferia, das comunidades carentes e da zona rural, sinto que é hora de trocarmos a gestão de Teresina, ou a população de Teresina troca a gestão da cidade ou continuaremos sofrendo, tendo uma gestão que não se preocupa de verdade com as comunidades.

 

Portal RG: O que o senhor mudaria de imediato em Teresina?

Júnior MP3: A forma de administrar. Teresina possui um transporte público ruim, pois o PSDB tem uma relação estreita com os empresários de transportes e assim não vai cobrar os investimentos no sistema, como veículos novos, com ar-condicionado e com segurança. Empresário visa lucro e sendo assim para eles as passagens nunca serão caras. São os empresários que manipulam o prefeito. Nós queremos empresas de ônibus que prestem um serviço com qualidade e conforto para os passageiros, ônibus com internet, ar-condicionado, cadeiras confortáveis, com acessibilidade, com motoristas e cobradores bem pagos e tratando bem os passageiros e mais ainda com o preço da passagem reduzida. O que temos aí hoje é uma prefeitura administrada por um partido que tem interesse em se manter na prefeitura, mas não tem interesse em mudar a realidade de Teresina. Eu vou mudar a realidade desta cidade.

Portal RG: Por que o senhor apresentou sua pré-candidatura a prefeito de Teresina?

Júnior MP3: Eu sou um homem de partido, milito desde minha juventude e o PT vem propondo candidaturas próprias em Teresina ao longo de sua história, nós nunca deixamos de apresentar candidato a Prefeitura de Teresina. Ficamos felizes quando o Deputado Merlong Solano e depois o secretário Daniel e a vereadora Rosário Bezerra disseram que seriam pré-candidatos. Mas os três pré-candidatos desistiram e o partido ficou sem candidatura. Como não apareceu outro nome resolvi disponibilizar o meu como pré-candidato a prefeito.


Portal RG: O senhor considera a conjuntura política atual favorável a uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores em Teresina?

Júnior MP3: Entendo que o partido vive um momento difícil, que precisa dar respostas a sociedade, precisa corrigir o que está errado, precisa ser humilde e pedir perdão ao povo pelos erros que cometeu, precisa mostrar a sua cara. Por tudo que fez de bom ou de ruim, o Partido dos Trabalhadores não pode ficar sem candidatura. Quero ser candidato para cumprir esse papel e debater Teresina e seus problemas.


Portal RG: O senhor tem o apoio do Partido dos Trabalhadores?


Júnior MP3: Fiquei muito feliz, pois logo de inicio já recebi o apoio de muitos membros do partido, do presidente do partido em Teresina e de muitos companheiros das correntes do PT, mas nada igual à receptividade que tive nas periferias da cidade, com os mais humildes e esquecidos.

Portal RG: Como o governador Wellington Dias recebeu a sua pré-candidatura?

Júnior MP3: Foi exatamente isso que me deixou triste, o silêncio do governador, pois não podemos negar que o governador é a maior referência do partido no estado, mas ele está muito calado, ninguém sabe o que ele pensa; não é que o governador seja mais importante que qualquer outro filiado, mas no momento ele ocupa um cargo que alcançou graças a construção feita pelo Partido dos Trabalhadores e nós militantes do PT precisamos ouvir do governador o que ele pensa, se ele vai apostar na candidatura própria do partido ou se ele vai ser contra, mas precisamos ouvir o governador e levarmos a discussão para dentro do partido.


Portal RG: Como os deputados e vereadores do Partido dos Trabalhadores estão se posicionando?

Júnior MP3: O silêncio do governador é assustador e parece que contagiou os deputados do partido, pois eles também estão em silêncio, calados e esses companheiros precisam se manifestar a favor ou contra a candidatura própria do partido. Se forem a favor é importante porque fortalece a base e se forem contra precisam dizer para o partido e para o povo de Teresina os motivos de serem contra, pois será uma novidade nas eleições municipais de Teresina, o Partido dos Trabalhadores não apresentar uma candidatura a Prefeitura de Teresina.

Portal RG: O senhor já conversou com o governador sobre a sua pré-candidatura?

Júnior MP3: O governador já passou por tudo que estou passando, pois já foi candidato duas vezes a Prefeito de Teresina e conseqüentemente poderia ter mais sensibilidade e chamar o Diretório do partido e o pré-candidato pra conversar e viabilizar a candidatura do PT, pois ele é uma liderança do partido que tem votos, que faz uma boa administração, foi eleito três vezes governador do Piauí, mas o seu silêncio é assustador e as vezes compromete até as relações internas dentro do próprio partido.


Portal RG: O senhor acredita que a sua candidatura vai passar na convenção do PT?

Júnior MP3: Sim! Só tem o meu nome lançado como pré-candidato e tenho certeza que a maioria dos companheiros do partido deseja uma candidatura própria do PT para prefeito de Teresina. Vamos passar na convenção e estaremos no segundo turno debatendo Teresina e dando uma oportunidade para a população de escolher um candidato realmente comprometido com o povo desta capital.

 

 

Fonte: Redação do Portal RG