PIAUÍ

Dia Estadual do Orgulho LGBT será comemorado na quarta-feira (28)

Um evento promovido pela Sasc na Potycabana vai celebrar a data.

Divulgação
Orgulho LGBT (Divulgação)

 

“Promovendo cidadania e enfrentando preconceito”, esse será o tema do Orgulho LGBT(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), evento que será realizado em Teresina, na próxima quarta-feira (28), às 17h, no parque Potycabana. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, é alusiva ao Dia Estadual do Orgulho LGBT, que no Piauí foi instituído por lei em 2010. 

Shows artísticos, estandes informativos e a Gaymada, uma atividade esportiva, farão parte da programação. “Esse evento já faz parte do nosso calendário anual e sempre tem sido um sucesso de participação. Temos como objetivo celebrar e dar visibilidade ao orgulho LGBT e também fortalecer o enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência”, afirmou o coordenador do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, Victor Koslowiski.

De acordo com levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia(CGB), que faz o trabalho de resgatar dados e informações nas cinco regiões do Brasil, foram registradas 343 mortes de pessoas LGBT no país em 2016. Os dados mostraram uma morte a cada 25 horas. 

Para o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, levar até a sociedade ações como a do evento do dia 28 de junho fortalecem a promoção dos direitos humanos, promovem cidadania e também ampliam o enfrentamento ao preconceito e à violência sofridos pelos grupos LGBT. 

Fonte: Governo do Piauí