Eventos locais

Deputados homenageiam a Ceir

 A Assembleia Legislativa do Piauí homenageou, em sessão solene, nesta quarta-feira (18), o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) pelos seus oito anos de fundação no Piauí. Neste período, a instituição realizou mais de 850 mil atendimentos, ofertando auxílio especializado por meio de uma equipe multiprofissional, bem como a confecção de equipamentos que auxiliam na locomoção dos pacientes, tais como órteses e próteses.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Dr. Hélio (PR), que ressaltou a importância do Ceir para a sociedade piauiense, fazendo-se necessária a descentralização e ampliação dos seus serviços em todo o Estado. “Mais de 700 mil pacientes encontram no Ceir a possibilidade de avançar no seu tratamento, oportunizando um serviço de qualidade reconhecido nacionalmente. O resultado de tudo isso é fruto do trabalho de cada profissional que ali se encontra. E por isso mesmo solicitamos ao Governo do Estado que esse serviço seja levado à Parnaíba e, dentro de pouco tempo, acreditamos que esse sonho comece a se tornar realidade”, afirma.

Para Benjamin Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar, que é responsável pela administração do Ceir, o poder público deve estar preparado para receber as pessoas com deficiência, ofertando a elas condições mínimas para que possam levar uma vida comum. “Temos que trabalhar pela transformação da nossa sociedade. O Ceir não cura doenças, ele cuida de pessoas. Agradeço a todos que me acolheram em Teresina com carinho e que permitiram que eu pudesse desenvolver o meu trabalho”, argumenta.

O secretário estadual da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, também esteve presente na solenidade e aproveitou para fazer um manifesto contra a medida provisória que extinguiu a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Foi um ato extremamente retrógrado, que representa um golpe contra a política nacional de integração das pessoas com deficiência. Já tivemos grandes conquistas, mas ainda temos muito o que avançar”, enfatiza.

Em média, 1.700 pessoas são contempladas a cada mês com os serviços do Ceir e em um único dia podem receber até cinco atendimentos multiprofissionais na reabilitação físico-motora, intelectual ou auditiva, no Centro de Diagnóstico e na Oficina Ortopédica.

Fonte: ASCOM