Política

Datafolha confirma PoderData e mostra Lula à frente de Bolsonaro

Foto: Sérgio Lima/Poder360Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém grande vantagem na disputa pela Presidência
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém grande vantagem na disputa pela Presidência

Pesquisa Datafolha divulgada nesta 6ª feira (17.set.2021) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém larga vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa pela Presidência em 2022. O levantamento confirma o divulgado pelo PoderData em 1º de setembro.

O Datafolha simulou cenários de 1º turno com 2 possíveis candidatos do PSDB: os governadores João Doria (São Paulo) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). Os demais candidatos são os mesmos em ambos os casos: Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

No cenário em que Doria é o candidato tucano, Lula fica com 44%, Bolsonaro com 26% e Ciro tem 9%. Os demais candidatos estão empatados dentro da margem de erro: Doria tem 4% e Mandetta, 3%. Votos em branco/nulo/nenhum somam 11% e 2% dos entrevistados disseram não saber em quem votar.

O Datafolha entrevistou, de forma presencial, 3.667 eleitores em 190 cidades de 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com o governador gaúcho como candidato, Lula tem 42% contra 25% de Bolsonaro. Ciro Gomes sobe para 12%. Eduardo Leite e Mandetta se igualam com 4% cada um. Votos em branco/nulo/nenhum representam 11% e 2% não sabem em quem votar.

A pesquisa mostrou ainda que Lula está na frente mesmo quando outros nomes da chamada 3ª via são colocados. Em cenário de resposta estimulada e única, o petista tem 42%. Eis os demais candidatos:

Jair Bolsonaro: 24%

Ciro Gomes: 10%

João Doria; 5%

José Luiz Datena (PSL): 4%

Simone Tebet (MDB): 2%

Aldo Rebelo (sem partido): 1%

Rodrigo Pacheco (DEM): 1%

Alessandro Vieira (Cidadania): 0%

Branco/nulo/nenhum: 10%

Não sabe: 2%

Em um eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista vence por 56% a 31%. Lula também venceria Doria (55% a 23%) e Ciro (51% a 29%).

No cenário Bolsonaro x Ciro Gomes no 2º turno, o pedetista vence o presidente por 52% a 33%. Bolsonaro também perde para Doria: 46% disseram votar no tucano contra 34% que responderam preferir atual chefe do Executivo.

PODERDATA

Pesquisa PoderData realizada de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021 mostra que Lula ampliou a vantagem contra Bolsonaro.

Se as eleições fossem hoje, 55% votariam no petista em um eventual 2º turno e 30% que escolheriam o atual presidente. A distância de 25 p.p. é a maior até agora. No levantamento anterior, realizado no início de agosto, a diferença era de 20 pontos.

Doria também vence Bolsonaro, mas a vantagem do tucano diminuiu desde a última pesquisa do PoderData. Caiu de 10 para 7 pontos percentuais.

Contra Lula, Doria perde. O petista fica com 50% dos votos, enquanto Doria leva 18%.

A pesquisa foi realizada no período de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

O PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

Fonte: Poder 360