PIAUÍ

Curso de Educação Física promove troca de experiências entre universidade e escola

Foto: Governo do Estado do PiauíO encontro ocorreu no Laboratório de Artes, no campus Poeta Torquato Neto.
O encontro ocorreu no Laboratório de Artes, no campus Poeta Torquato Neto.

Em uma parceria com os alunos do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Colégio Jesus Rei trouxe alunos para uma troca de experiências entre a universidade e a escola sobre a importância da prática de exercícios. O encontro ocorreu, nesta sexta-feira (13), no Laboratório de Artes, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

No primeiro momento, os alunos de 6 até 11 anos relataram sobre como a educação física mudou a vida deles, além de dar uma explicação dinâmica sobre o que a falta de exercício físico pode ocasionar na vida das pessoas. Maria Clara Brandão, de 11 anos, contou que antes de começar a praticar esportes seu condicionamento físico não era resistente. Nossa professora de educação física sempre nos motivou a conhecer todas as áreas que essa matéria tem, daí conheci o judô. E com pouco tempo que comecei a praticar, eu já consegui ganhar uma medalha e a minha expectativa é que eu consiga muito mais”, disse a estudante.

A professora de Educação Física da escola e egressa da Uespi, Daniele Sousa, afirma que sempre tenta realizar atividades com seus alunos para que eles se apaixonem pela matéria. “Quando pequena, eu não tive o estímulo e a motivação para gostar de fato de praticar exercício físico, quando cheguei na graduação, tive contato e pude me apaixonar pelo curso e é exatamente essa paixão que sempre quis passar para os meus alunos”, pontua a docente.

Os estudantes do curso de Educação Física também participaram da atividade da disciplina de Práticas Pedagógicas. A professora Patrícia Uchoa ressalta que essa integração entre a escola e a universidade é importante no sentido de ser uma prática para os alunos do curso de Educação Física se familiarizarem na prática.”Essa interação com as crianças traz para os nossos alunos uma prática do que eles farão pelo resto das suas vidas. Então, o contato entre universidade e escola tem que ocorrer para mostrar aos alunos como lidarem com certo tipo de situação, além de ser uma troca de conhecimentos”, destacou a docente.

O graduando do 7° período, Rennan César, ressaltou o quão importante é para eles perceberem que desde tão pequenos as crianças já despertaram o interesse pelo curso. “Para nós que estamos nos preparando para ingressar nas escolas é importante perceber como as crianças estão dispostas a aprender. Mas não só isso, somos responsáveis por criar formas e atividades para que os alunos se empolguem”, fala o estudante.

A estudante também do 7° período, Letícia Queiroz, se emocionou ao falar sobre a educação e de como ela pode ser transformadora. “Eu me vi muito nessas crianças quando elas falavam tão apaixonadas pelas atividades. Desde criança eu quis passar isso para as pessoas, me espelhando principalmente nos professores que tive ao longo da vida”, acrescenta a aluna.

Além das apresentações, as crianças realizaram um passeio por todo o campus e brincadeiras na quadra esportiva.

Fonte: Governo do Estado do Piauí