PIAUÍ

Conselho de Cultura comemora 52 anos com homenagens a artistas piauienses

Maria da Inglaterra, Mestre Severo e Nonato Oliveira estavam entre os homenageados

 

 

O Conselho Estadual de Cultura comemorou seus 52 anos de atuação nesta quinta-feira (9), homenageando artistas e personalidades que fizeram e que continuam fazendo muito pela cultura piauiense. Durante a solenidade, que aconteceu nesta manhã, na sede do Conselho, foi entregue – pela primeira vez – a Ordem do Mérito Cultural.

Entre os homenageados, a cantora Maria da Inglaterra e o Mestre Severo, que mantém viva a tradição do reisado no Piauí. O historiador Fonseca Neto e o professor Luiz Romero também receberam a honraria. Para homenagear a obra de Nonato Oliveira, artistas plásticos convidados fizeram pinturas no muro da sede do Conselho. Entre eles, Jefferson Soares, que pintou o rosto de Nonato Oliveira, junto a outros elementos regionais, como o caju. 

“Esse é um momento único para o Conselho e a entrega da Ordem do Mérito Cultural é uma forma de homenagear tantas pessoas que engrandecem a nossa cultura. Ao longo desses 52 anos, o Conselho se mantem vivo e atuante em várias frentes”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cineas Santos.

Na ocasião, foi lançado ainda o programa de rádio “Cultura na Frequência”, que será transmitido pela rádio Antares, todas as quintas-feiras, de 11h30 ao meio-dia. “No programa vamos falar da cultura piauiense, bem como das atividades do conselho e da agenda cultural do Estado”, disse a conselheira Lari Sales.

O Plano Estadual de Cultura, uma proposta elaborada pelo Conselho, em 2014, também foi lançado dentro da programação de aniversário. A publicação foi editada pela Academia Piauiense de Letras. Além de conselheiros e homenageados, a solenidade contou com a presença da vice-governadora do Estado, Margarete Coelho.

O Conselho de Cultura é um órgão ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult). 

Fonte: Governo do Estado do Piauí