Entretenimento

Como ajudar seu gato a emagrecer quando você tem mais de um

Foto: PixabayComo ajudar seu gato a emagrecer quando você tem mais de um
Como ajudar seu gato a emagrecer quando você tem mais de um

Apesar de fofos, os animais de estimação obesos podem sofrer com diversos problemas de saúde. Caso o seu veterinário tenha sugerido colocar um dos seus felinos em uma dieta, mas o outro não precisa de restrições, pode ser difícil fazê-lo emagrecer.

Se você se encontrar nessa situação, confira essas dicas para ajudá-lo a colocar seu amigo felino em uma dieta sem armadilhas:

1. Alimente cada gato separadamente

Esta é a melhor opção se você tem um gato magro e outro obeso em casa. Separe a porção de cada gato em potes separados e, se possível, alimente-os em diferentes cômodos. Isso evita que o gato que está fazendo dieta acabe se alimentando da comida do outro felino.

2. Alimente os gatos em dias alternados

Os gatos são mais propensos a comer comida suficiente todos os dias se for dado apenas uma vez por dia do que se você der duas vezes por dia. E como eles ficarão com fome por mais tempo entre as refeições, eles estarão mais propensos a comer tudo o que for oferecido e esconder alguns de seus alimentos, o que é comum em lares com vários gatos.

Se o seu gato se recusar a comer toda a ração diária de uma só vez, divida a quantidade diária e alimente-o de manhã e à noite em vez de dar duas porções uma seguida da outra. Não se esqueça de deixar água fresca disponível em todos os momentos.

3. Divida a comida do gato em várias refeições

Em vez de oferecer comida o tempo todo, a chamada “alimentação livre”, ofereça comida apenas uma ou duas vezes por dia. No entanto, lembre-se de que essa é simplesmente outra maneira de dividir a ração diária em refeições menores, portanto, permita o acesso livre do seu gato à água potável ao longo do dia.

4. Alimente os gatos em diferentes andares

Se seus gatos não tiverem problemas em compartilhar áreas de alimentação, você pode colocar um prato de gato em cada nível de sua casa, no andar de cima e no térreo, para que eles tenham que estar ativos para obtê-lo. Outra opção é usar um comedouro de vários andares projetado para mais de um gato que os fará malhar um pouco cada vez que quiserem comer.

Fonte: Petépop