Saúde

Com indicadores positivos, Teresina seguirá com flexibilizações de medidas sanitárias

Foto: Cidade VerdeCom indicadores positivos, Teresina seguirá com flexibilizações de medidas sanitárias
Com indicadores positivos, Teresina seguirá com flexibilizações de medidas sanitárias

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Prefeitura de Teresina decidiu manter o cronograma de flexibilizações das medidas sanitárias de prevenção contra a covid-19. Na análise situacional da 11º semana epidemiológica de 2022 (13 a 19 de março), os membros do COE destacam que indicadores como nível de transmissão, internações e ocupação hospitalar continuam na faixa verde, o que permite a continuidade do processo de flexibilização das medidas. 

Nesta segunda-feira (21), Teresina entra na terceira etapa do cronograma de flexibilizações, que foi iniciado no dia 07 de março. 

“Os indicadores do CDC e da OMS e o monitoramento dos atendimentos por síndrome gripal e da taxa de transmissão da COVID-19 em Teresina indicam permanência do município na faixa VERDE, ou seja, de baixa transmissão e de provável controle da pandemia na cidade – possivelmente, como reflexo das altas coberturas vacinais alcançadas. Portanto, a próxima etapa do plano de flexibilização das medidas restritivas contra a COVID-19 terá início”, destaca o documento do COE. 

Na terceira etapa, nenhuma medida adicional será tomada. Permanecerá facultativo o uso de máscaras por indivíduos de baixo risco em ambientes abertos, para atividades individuais ao ar livre. 

Além disso, o município intensificará o monitoramento de todos os indicadores por mais uma semana, para analisar o impacto das duas primeiras etapas de flexibilização sobre o cenário epidemiológico da cidade e avaliar o início da próxima etapa, prevista para o dia 28 de março, com a liberação do uso de máscaras em locais fechados. 

Indicadores 

Na 11ª semana epidemiológica, o primeiro indicador da estratificação de risco, número de novos casos, indicou nível baixo (faixa verde) de transmissão da COVID-19: de 13 a 19 de março, foram confirmados apenas 2 casos de COVID-19 a cada 100 mil habitantes de Teresina

O segundo indicador, número de internações, também indicou nível baixo (faixa verde) de transmissão da COVID-19: de 13 a 19 de março, foram internados apenas 4 casos de síndrome respiratória aguda grave a cada 100.000 habitantes de Teresina

No terceiro indicador da estratificação de risco, ocupação de leitos,  Teresina também se situou no nível baixo (faixa verde) de transmissão da COVID-19: no período de 13 a 19 de março, apenas 2% dos leitos hospitalares de Teresina estavam ocupados por pacientes com COVID-19

“Em resumo, de acordo com a classificação do CDC, em 19/03/2022 Teresina manteve-se na faixa verde (nível baixo) de transmissão da COVID-19 – condição necessária – atingida, agora, para o prosseguimento da terceira etapa de flexibilização das medidas restritivas contra a COVID-19 no município”, destaca o documento do COE. 

Fases anteriores 

Na 1ª etapa, iniciada em 07 de março, eventos, shows e festas passaram a ocorrer sem limitação de horários, respeitados o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), com público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

A 1ª etapa de flexibilizações ainda estabeleceu que as atividades comerciais e de prestação de serviços – incluindo bares e restaurantes – poderão ocorrer sem limitação de horário, respeitados o uso de máscaras, público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

Na 2ª etapa, que entrou em vigor no dia 14 de março, foi revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas – exceto naquelas que geram aglomerações (shows, espetáculos, arquibancadas, etc). Nesta etapa, permanece obrigatória a utilização de máscaras em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiro(s).

Na 3ª etapa, que tem início amanhã, será realizado interstício para averiguação da permanência do Município na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores.

Na 4ª etapa, que passará a valer em 28 de março,será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.

Fonte: Cidade Verde