Geral

Com 70ª Expoapi suspensa, organizadores farão leilão virtual em dezembro

Foto: Cidade Verde / Catarina MalheirosCom 70ª Expoapi suspensa, organizadores farão leilão virtual em dezembro
Com 70ª Expoapi suspensa, organizadores farão leilão virtual em dezembro

O presidente da Associação Piauiense  dos Criadores de Zebu  (APCZ), André Nogueira, confirma a realização de leilões virtuais no período em que aconteceria a 70ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). A 70ª Expoapi, que seria realizada em dezembro de 2020, está suspensa devido a pandemia do novo coronavírus. 

"Os 70 anos da Expoapi serão preservados para que a gente possa em 2021 fazer uma grande festa para comemorar essa data", diz André Nogueira.

Nogueira esclarece que, "durante o período da Expoapi, que será a primeira semana de dezembro, nós vamos ter algumas atividades ligadas às associações. Nós teremos três leilões virtuais já confirmados: leilão JM (gir leiteiro e girolando), leilão joias da raça nelore (nelore) e leilão berro forte (ovinos e caprinos)" 

Dia 03/12 - LEILÃO JM (Gir leiteiro e Girolando)
Dia 04/12 - LEILÃO JOIAS DA RAÇA NELORE (Nelore)
Dia 05/12 - LEILÃO BERRO FORTE (Ovinos e Caprinos)

André Nogueira ressalta que nesta quarta-feira (14) conversou com o presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (Avapi-PI), Bruno Mello. Existe a possibilidade de realização de uma etapa da vaquejada da Avapi na primeira semana de dezembro sem a presença de público. 

Atualmente, o agronegócio é uma das principais economias do estado do Piauí.  "Seria o último evento do ano, mas, por conta da pandemia e das incertezas, nós não conseguimos dar a garantia que todos (os parceiros) precisavam para que esse evento acontecesse" .

Nogueira acrescenta que os leilões virtuais serão transmitidos por canais de internet e de televisão. 

"É a nova tendência da agropecuária. Hoje  os leilões virtuais estão batendo recordes de preço. Eu tenho certeza que o nosso vai nesse caminho e nós vamos fazer grandes eventos de comercialização de animais nessa primeira semana de dezembro. Poderemos chamar de 'Semana do Agronegócio Piauiense'". 

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Agronegócio, informa que a 70ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) está SUSPENSA e sua realização será adiada para 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus.

A decisão foi um entendimento entre o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, com as demais associações e oficializada ao governador Wellington Dias em reunião, nesta terça-feira (13).

Pensando na saúde dos participantes, a alternativa mais adequada ao momento foi deixar as comemorações dos 70 anos do evento para 2021, já que não há como garantir a proteção das pessoas envolvidas na realização da Expoapi.

Fonte: Cidade Verde