SESC/PI

Colaboradores do Sesc Centro participam de curso de primeiros socorros

Os colaboradores da Clínica Odontológica do Sesc Centro, em Teresina, participaram de curso de primeiros socorros, com intuito de melhorar as habilidades em situações de emergência.

O curso, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) das 8h às 12h, é voltado para a realidade do cirurgião dentista. “Nós, odontólogos, trabalhamos com pacientes e durante algum tratamento clínico odontológico, devido o uso de anestésicos, ou intercorrência durante os procedimentos, pode haver necessidade de contornar alguma emergência”, comenta João José Tourinho, coordenador da Clínica Odontológica do Sesc Centro.

Participaram do curso os odontólogos, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas, estagiários da Odontologia e os colaboradores da Educação em Saúde do Sesc Centro.

A aula foi dividida em teoria e prática. Na prática, os colaboradores passaram por estações que simulavam situações reais de engasgo, parada cardíaca, derrame, desmaio e outras possíveis ocorrências. Os participantes também aprenderam as manobras a serem feitas antes da chegada do SAMU e que informações passar ao paramédico ainda pelo telefone.

O curso foi ministrado por Gilmar Alves, enfermeiro e instrutor do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support - Suporte Avançado de Vida Cardiovascular) da American Heart Association (AHA).

“Pode salvar uma vida. É um atendimento que pode fazer diferencial enquanto o SAMU não chega. Mesmo sendo manobras básicas, essas manobras fazem a diferença entre a vida e a morte se forem feitas ou não”, ressalta o instrutor.

Fonte: sesc