Miguel Alves (PI)

Cheia do Parnaíba já fez o rio transbordar e desabrigar famílias no Piauí

 Famílias ficam desabrigadas após rio Parnaíba transbordar em Miguel Alves

Pescadores que moram nas margens do rio tiveram as casas inundadas.

Algumas famílias foram retiradas da área e levadas para uma escola.

As chuvas que caíram em janeiro no Piauí fizeram o nível do Rio Parnaíba subir bastante e em alguns lugares os moradores ribeirinhos tiveram as casas inundadas. Na cidade de Miguel Alves, a 180 km de Teresina, três famílias tiveram que ser retiradas das casas devido à invasão das águas. Todas foram levadas para uma escola da rede municipal.

De acordo com o secretário de agricultura do município, José Adauto Nascimento, a situação ficou mais crítica na sexta-feira (29), quando a inundação comprometeu as residências de pelo menos 12 famílias. Apesar da situação, nove delas ainda permaneceram no local, deixando as autoridades locais em alerta.


"Hoje a situação já está estável, pois o rio baixou um pouco de sexta para cá. As famílias que removemos para a escola municipal devem ficar lá pelo menos mais uma semana. Quanto às outras, nós estivemos na Secretaria de Defesa Civil em Teresina e fomos orientados a ficar em estado de alerta", falou o secretário.

Segundo ele, os afetados são pescadores que moram em áreas nas margens do rio e sempre que ocorrem períodos chuvosos mais intensos, a situação se repete. O secretário informou que a última vez que o transbordamento do rio aconteceu foi em 2009, quando os ribeirinhos também tiveram as casas invadidas pela água.

As famílias desalojadas estão recebendo assistência da prefeitura da cidade. Na zona rural do município, algumas comunidades também estão ameaçadas pela cheia do rio Parnaíba.

Fonte: G1 PI