Esporte

Champions tem estreia do trio MMN no PSG e os clássicos Inter x Real Madrid e Liverpool x Milan

Foto: Infoesporte/ge.globoContra o Brugge, expectativa é que Messi, Mbappé e Neymar joguem juntos pela primeira vez no time francês. Quarta também tem fenômeno Haaland e Manchester City em campo
Contra o Brugge, expectativa é que Messi, Mbappé e Neymar joguem juntos pela primeira vez no time francês. Quarta também tem fenômeno Haaland e Manchester City em campo

A ansiedade vai acabar. Depois de mais de um mês da chegada de Lionel Messi em Paris, o fã de futebol vai ter a chance de ver, pela primeira vez, o trio MMN, com o argentino, Mbappé e Neymar juntos. Eles estarão na Bélgica, para o jogo entre PSG e Brugge, pela primeira rodada do Grupo A da Liga dos Campeões. Mas se engana quem acha que esta é a única atração desta quarta-feira no torneio.

Dois clássicos que já decidiram a Liga dos Campeões acontecem na Inglaterra e na Itália. Liverpool e Milan fizeram as decisões em 2005 – uma das maiores da história – e em 2007, com um título para cada lado. Inter de Milão e Real Madrid foram os finalistas em 1964, quando os italianos ficaram com a taça. Além disso, a quarta ainda tem o favorito City e o fenômeno Haaland em campo.

GRUPO A

16h Manchester City x RB Leipzig

16h Brugge x PSG

Depois de tanta espera, o PSG deve ter Lionel Messi, Mbappé e Neymar juntos em campo. Na única partida em que isso seria possível, o técnico Mauricio Pochettino substituiu o brasileiro pelo argentino, que tem apenas 25 minutos com a camisa da equipe francesa.

Eles devem ser titulares nesta quarta, contra o Brugge, na Bélgica. Mas o técnico Mauricio Pochettino não quis adiantar a escalação.

– Talvez sim (MMN juntos em campo). Terei que me juntar ao entusiasmo geral de todas as pessoas que querem ver esses três juntos. Eu não poderia ir contra isso, seria louco! Eu cedi à demanda popular – garantiu o treinador argentino.

O Paris ainda não tem Sergio Ramos, lesionado, e Di María e Gueye vão cumprir suspensão. Verratti também está fora, com problema no joelho. O rival da equipe francesa é o atual bicampeão belga e, na temporada passada, ficou em terceiro no grupo que tinha Borussia Dortmund, Lazio e Zenit, com dois pontos a menos que os italianos.

Para completar a chave, o vice-campeão da última edição entra em campo. O Manchester City recebe o RB Leipzig sem desfalques e com quase todo o elenco que perdeu o título para o Chelsea no Estádio do Dragão. Para Pep Guardiola, a experiência vai ser válida para a temporada que começa.

– Tenho quase certeza (se o vice ajuda na evolução). Os jogadores têm sentimento, e a alma dói quando você não consegue alcançar algo. É um novo desafio. Esses caras ganharam três nas últimas quatro Premier League. Sempre sentimos que podemos fazer melhor. É algo que queremos, mas muitas equipes também querem. Depende de muitas, muitas coisas.

O RB Leipzig perdeu o técnico (Julian Nagelsmann), a dupla de zaga (Konaté e Upamecano) e um de seus principais jogadores (o atacante Sabitzer) para a atual temporada. A aposta é no promissor meia-atacante húngaro Szoboszlai, na criatividade de Dani Olmo e nos gols do português André Silva.

GRUPO B

16h Atlético de Madrid x Porto

16h Liverpool x Milan

Para muitos, este é o grupo mais forte. São 15 títulos representados, além dos três vices do Atlético. E a primeira rodada tem o encontro dos dois gigantes da chave. O Milan retorna à Champions depois de sete anos diante do rival da final de sua última conquista, em 2007. Mas em condições diferentes.

Enquanto o Liverpool é um dos times mais fortes do futebol mundial no momento, os italianos estão em reconstrução. E não terão Ibrahimovic, lesionado. O técnico Stefano Pioli se mostrou ciente do que significa para o clube retornar à competição

– A história do clube é caracterizada pela Champions. Agora queremos tentar escrever a nossa história na Champions League, a de Ibra, Kjaer, Romagnoli, Kessiè, Rebic, Calabria. Queremos fazer algo importante.

Os dois times se encontram em Anfield e ainda estão invictos na temporada: o Liverpool tem três vitórias e um empate na Premier League, e o Milan tem três triunfos no Italiano. Os Reds não terão Firmino, com lesão na coxa, além de Elliott, que fez cirurgia e só volta no fim da temporada. Além de Ibra, Krunic e Bakayoko desfalcam o time italiano.

No Estádio Metropolitano, o Atlético de Madrid recebe o Porto. Agora com o francês Griezmann ao seu lado no ataque, o uruguaio Luis Suárez vai tentar apagar a má impressão deixada na temporada passada da Champions, quando fez seis jogos e não balançou as redes pelo time alvirrubro. Diego Simeone não se considera favorito após o título espanhol.

– Tenho que focar na competição, que é muito dura. Paga-se por cada erro que é cometido. Temos que focar na partida e mais à frente encarar o que vier.

GRUPO C

13h45 Besiktas x Borussia Dortmund

16h Sporting x Ajax

No embalo do cometa Haaland, artilheiro da temporada passada e que está com oito gols em seis jogos pelo clube em 2021/22 – e 65 bolas na rede em 65 partidas desde que chegou –, o Borussia Dortmund é favorito na chave. A estreia é fora de casa, contra o Besiktas, e o técnico Marco Rose tem nove desfalques por lesão, entre eles Thorgan Hazard.

A equipe turca, dirigida por Serge Yalçin e líder invicta de sua liga nacional, conta com os brasileiros Welinton, zagueiro ex-Flamengo e Coritiba, e Souza, volante ex-Vasco e São Paulo. Alex Teixeira é desfalque no departamento médico. Entre os rostos conhecidos do Besiktas para a volta à fase de grupos da Champions, estão o meia bósnio Pjanic e o atacante belga Batshuayi, emprestados por Barcelona e Chelsea, respectivamente.

No outro jogo do grupo, o Sporting do jovem técnico Rúben Amorim, de 36 anos, chega para a disputa após excelente campanha no título português de 2020/21. Como principal novidade está Sarabia, que perdeu espaço no galáctico PSG e se junta a nomes como Matheus Nunes, meia brasileiro lembrado por Tite para a Seleção, e Pedro Gonçalves, artilheiro da última liga nacional.

Em Lisboa, o adversário será o Ajax, que tem problemas no gol: Onana está suspenso, e Stekelenburg se lesionou recentemente. Com isso, o veterano Pasveer, de 37 anos, assumiu a posição no último compromisso pelo Holandês.

No ataque, o técnico Erik ten Hag conta com o sérvio Tadic e a dupla brasileira formada por Antony e David Neres – o último tem sido reserva. Com um grupo menos pedreira, a torcida sonha voltar às fases finais, como fez na temporada 2018/19, quando perdeu para o Tottenham nos acréscimos da semifinal.

GRUPO D

13h45 Sheriff x Shakhtar Donetsk

16h Internazionale x Real Madrid

O Sheriff, time da Moldávia com apenas 24 anos de existência, passou de forma invicta por Estrela Vermelha e Dínamo Zagreb nos playoffs. Na estreia, joga em casa contra o adversário teoricamente mais fraco do grupo. Um resultado positivo pode fazer com que a equipe sonhe pelo menos com um terceiro lugar, que dá vaga para a Liga Europa. O colombiano Castañeda, de 27 anos, é a referência técnica do time.

Outra equipe que passou pelos playoffs – contra Genk e Monaco –, o Shakhtar viu sua legião brasileira ser ampliada com a chegada de Pedrinho, ex-Corinthians e Benfica, importante na classificação para a fase de grupos. Dodô, Vitão, Marlon, Ismaily, Marcos Antônio, Maycon, Alan Patrick, Fernando, Tetê e Dentinho são os outros do país à disposição do técnico italiano Roberto de Zerbi, recém-chegado. Junior Moraes, lesionado, e Marlos são os naturalizados ucranianos.

Um dos grandes jogos do dia fica por conta de Internazionale x Real Madrid, rivais também na fase de grupos datemporada passada. Campeã italiana em 2020/21, a Inter, lanterna da chave na última Champions, agora está de técnico novo: Simone Inzaghi. O time perdeu Hakimi e Lukaku, mas se reforçou com Çalhanoglu, Joaquin Correa e Dzeko. Eriksen segue fora por causa do problema cardíaco que teve na Eurocopa.

Do lado merengue, também houve mudança no comando: Zidane saiu para a volta de Carlo Ancelotti. Embalada pela dupla Vini Jr. e Benzema no Espanhol– que brilhou no 5 a 2 sobre o Celta no último fim de semana –, a equipe estreia fora de casa no que promete ser o desafio mais difícil no Grupo D. Os lesionados Bale, Kroos, Marcelo e Mendy são desfalques.

– Jogar com o Karim é incrível. Sempre fui um grande fã dele, desde criança. É um prazer jogar ao seu lado. Ele me ajuda sempre. É um dos melhores jogadores da história. Gosto muito de jogar com ele. Ele fala comigo dentro e fora de campo. Isso me ajudou mesmo quando não se sabia se eu teria sucesso – disse Vini, em entrevista ao jornal “As”.

Fonte: Globo Esporte

Saiba mais sobre: