PIAUÍ

Ceti José Amável realiza caminhada contra as drogas

Atividade faz parte da comemoração dos 45 anos de existência da escola

Ascom Seduc
(Ascom Seduc)

 

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor José Amável completa 45 anos de existência no dia 2 de setembro e, para comemorar a data, gestores e alunos participarão de atividades que envolvem educação, cidadania, conscientização/reflexão e trabalho em equipe.
 
A escola conta atualmente com 496 alunos do Ensino Médio atendidos em Tempo Integral. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Lídia Marques, a primeira atividade foi planejada durante o mês de agosto e será realizada nesta sexta-feira (1º). 
 
"Fizemos explanação em sala de aula e os alunos produziram cartazes para sairmos em uma caminhada contra as drogas. Esse é um projeto que faz parte da ferramenta de gestão Jovem de Futuro e nós esperamos que ele seja mais um instrumento de transformação social através de ações que vão diretamente ao encontro das necessidades das crianças, jovens e adolescentes", explica a coordenadora. 
 
O Ceti Professor José Amável procura fazer do processo ensino e aprendizagem algo interessante e significativo, com a participação ativa dos alunos, tendo como princípio básico colocar mais vida na escola. "Procuramos desenvolver um ensino de qualidade, valorizando o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja mais efetiva e útil ao aluno, ampliando suas experiências e fazendo com que o processo de ensino seja dotado de significados e muito mais prazeroso", garante Lídia Marques. 
 
No sábado (2), a partir das 8h, a escola realizará ainda a I Gincana de Conhecimentos Gerais, com o tema Piauí: história e valores e terá um caráter didático com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, respeito mútuo, a competitividade sadia, a auto-superação, a cidadania e a solidariedade entre todos os participantes. Os estudantes serão divididos em duas equipes e a gincana será desenvolvida com a colaboração de profissionais da escola e com o apoio de ex- alunos.
 
Histórico
O Ceti Professor José Amável está situado na Rua Bento Clarindo Bastos, S/N - leste -  zona urbana da capital. A escola homenageia o Professor José Amável, que nasceu em 2 de setembro de 1885, no estado do Maranhão, dedicando-se ao magistério, exercendo-o com eficiência. Lecionou matemática no Liceu Piauiense, Escola Normal Oficial, Colégio Diocesano e Colégio Sagrado Coração de Jesus e manteve um curso de matemática. Aposentou-se em 1937, depois de 30 anos de dedicação ao magistério. Faleceu no dia 04 de dezembro de 1939, aos 54 anos de idade. Foi diretor do Ensino Público, no governo do capitão Lemos Cunha e sempre participou ativamente do Conselho de Ensino do Estado.
 
A equipe gestora é formada pela diretora Francisca Batista Ribeiro; pela coordenadora Pedagógica Lídia Maria Marques Neta; pela coordenadora administrativa financeira, Petronília Maria De Sousa e o secretário José Valdenir de Holanda e Silva.
 

Fonte: Governo do Piauí