Saúde

Cerca de 250 doses de vacinas teriam sido aplicadas com data vencida no Piauí

Foto: Roberta AlineCerca de 250 doses de vacinas teriam sido aplicadas com data vencida no Piauí
Cerca de 250 doses de vacinas teriam sido aplicadas com data vencida no Piauí

Reportagem publicada nesta sexta-feira (2) pela Folha de São Paulo revela que 114 doses vencidas da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas em Teresina. Os dados foram obtidos em registros oficiais do Ministério da Saúde[DataSUS e Sage] a partir do número do lote das vacinas.

De acordo com o levantamento da Folha de São Paulo, até o dia 19 de junho as vacinas vencidas foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros, totalizando a aplicação de 26 mil doses. 

Teresina ocupa o 26º lugar no ranking das cidades brasileiras com mais aplicações de doses vencidas. O local que mais aplicou imunizante  vencido foi a Unidade de Saúde do Buenos Aires[98]. 

Na capital também houve registro de vacinas vencidas aplicadas no Hospital Universitário da UFPI  [5 doses], Unidade Básica de Saúde Raimundo Medeiros Leal [3], Unidade de Saúde Primavera [2], Unidade Básica de Saúde Américo de Melo [2], Hospital Aerolino de Abreu [1], Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo[1], Unidade Básica de Saúde Dr. Leônidas Melo [1] e Maternidade Municipal Wall Ferraz [1]. 

Piauí

Em todo Piauí foram aplicadas 252 doses fora do prazo de validade. As três cidades com mais registros foram Teresina [114], Lagoa de São Francisco [36] e  Itaueira [20].  

Os lotes vencidos são 4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, CTMAV501 [70% das doses aplicadas depois da validade no Brasil foram desse lote], CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506, CTMAV520 e 4120Z025. 

De acordo com o levantamento da Folha, as vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.

O que fazer

Caso você tenha recebido vacina da AstraZeneca de um dos oito lotes após a data de vencimento, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde afirma, por meio de nota, que as vacinas aplicadas no Piauí foram dentro do prazo de validade.

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que todos os lotes de vacinas enviados pelo Ministério da Saúde ao estado do Piauí estão dentro do prazo de validade. As caixas contêm nota técnica com informações sobre  a data de validade dos imunizantes encaminhados, assim como em todos os frascos constam os prazos de vencimento. A Sesapi esclarece ainda que antes da distribuição para as Regionais de Saúde, a Coordenação de Imunização verifica além do prazo de validade, a temperatura de acondicionamento dos imunizantes, que vêm sendo aplicados dentro do prazo de validade apresentados em documentos oficiais do Ministério da Saúde".

Fonte: Cidade Verde