PIAUÍ

Centro de Formação realiza curso de Libras com professores da Escola Darcy Ribeiro

O curso é voltado para profissionais da escola que tem alguns alunos com deficiência.

Divulgação
Curso de Língua Brasileira de Sinais (Divulgação)

 

A equipe da Formação Profissional do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Básica Antonino Freire realiza, nesta segunda-feira (02), de 13h30 às 16h, um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Unidade Escolar Darcy Araújo, da 20ª GRE da Secretaria de Estado da Educação, na zona leste de Teresina. A proposta é preparar os professores para facilitar a inclusão contemplando, assim, o que diz a lei 10.436/2002.

O curso é voltado para professores e para o corpo administrativo da escola que tem em seu quadro alguns alunos com deficiência. Dessa forma, se procura facilitar a comunicação entre o corpo docente e discente facilitando a inclusão dos alunos que apresentem alguma limitação na comunicação.

De acordo com a coordenadora pedagógica do centro, Enileide Carvalho, a iniciativa surgiu de uma solicitação da gerente da 20ª GRE. O cronograma do curso será toda segunda-feira, quinzenalmente, com duração até dia 11 de dezembro. “O Centro está à disposição de todas as GREs para otimizar a aprendizagem dos alunos, viabilizando melhores condições aos docentes”, diz Enileide.

Segundo a professora de Libras Edinalda Viveiros, responsável pelo curso, a proposta é que os professores tenham noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais. “Vamos contemplar no plano da disciplina, noções básicas, como saudações, alfabeto, dentre outros”, explica a professora Edinalda Viveiros.

Atualmente, o centro tem em andamento duas turmas do curso de Libras em que as aulas são realizadas as terças e quinta, uma pela manhã, de 8 às 12, e outra à tarde, de 14 às 18 h.

Fonte: Governo do Piauí