Maranhão

CAPS AD Estadual e Unidade de Acolhimento comemoram o Dia Mundial de Combate às Drogas

Foto: Márcio SampaioAtividades aconteceram na praia
Atividades aconteceram na praia

Para comemorar o Dia Mundial de Combate às Drogas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu esta semana atividades integrativas com assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) e Unidade de Acolhimento (UA), em São Luís.

Trinta assistidos do Caps AD Estadual e Unidade de Acolhimento (UA) participaram, nesta segunda-feira (24), de campeonato de futebol, sessão de yoga, técnicas de relaxamento, entre outras atividades, na Praia de São Marcos.

“O poder público estadual tem investido em serviços e ações de prevenção e combate ao uso de substâncias psicoativas. Somadas a essas atividades, estão inúmeras ações integrativas. É fundamental promover a reintegração dos assistidos na rede de atenção à saúde mental ao meio social. Para isso, a sociedade precisa estar aberta ao diálogo e para mudança de paradigmas no tratamento da saúde mental”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a ação.

Além do futebol na praia, os assistidos aprenderam técnicas de relaxamento e participaram de sessões de yoga. Para Giovane Silva de Sousa, paciente da UA, a principal característica é o tratamento humanizado.

“Eu passei 28 anos sofrendo no mundo das drogas, até que conheci a UA. Desde então, ela tem me proporcionado novos momentos. A vida é bela e boa, poder estar aqui na praia, respirar este ar puro, ver meus amigos se divertindo, tudo isso é muito bom”, compartilhou.

Na ação, Eduardo Afonso, que faz tratamento no CAPS AD Estadual, destacou o papel das ações integrativas. “Não se trata apenas de medicamentos, mas também de aproveitar as oportunidades e persistir em alcançar o alvo. Momentos como este são sempre bem-vindos, pois nos tiram da mesmice do cotidiano e trabalham o nosso psicológico”, enfatizou. Os participantes do campeonato receberam medalhas e troféu. O time da Unidade de Acolhimento venceu o campeonato.

A coordenadora da Unidade de Acolhimento, Daiane de Oliveira Costa, disse que a ação é fundamental para o tratamento dos assistidos nas unidades. “Alguns desses pacientes são exclusos e se encontram em estado de vulnerabilidade social. Portanto, o objetivo foi trazê-los para uma atividade extra muro, oferecendo um lazer diferenciado e inclusão”, explicou.

Segundo a terapeuta ocupacional do Caps AD Estadual, Luciana Regina Costa, atividades integrativas têm impacto positivo em cada um dos participantes.  “Nas atividades eles percebem que é possível se divertir, sem precisar usar algum entorpecente. Além disso, mostram para a sociedade que com apoio podem superar seus obstáculos”, comentou Costa.

O Caps AD Estadual e a UA, localizados nos bairros do Monte Castelo e Cohab, respectivamente, integram a Rede Estadual de Atenção à Saúde Mental da SES. Os referidos serviços funcionam em regime de 24 horas, oferecendo cuidados contínuos de saúde para pessoas com necessidade decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Fonte: Governo do Estado do Maranhão