Entretenimento

Caldo de cana: Bebida pode oferecer diversos benefícios para a saúde, aponta especialista

Foto: Reprodução/BolaVipCaldo de cana: Bebida pode oferecer diversos benefícios para a saúde, aponta especialista
Caldo de cana: Bebida pode oferecer diversos benefícios para a saúde, aponta especialista

A cana-de-açúcar pode ser consumida de várias formas, sendo a mais comum delas como caldo de cana. Uma das bebidas mais típicas do país, além de ser abundante, o que torna o preço acessível, a bebida oferece diversos benefícios para o corpo humano.

Segundo o nutricionista Mirtes Stancanelli, o caldo é composto por diversos ingredientes importantes para os humanos. Sua composição é formada por: água, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sulfatos, cloretos, celulose, fibras, sacarose, matérias nitrogenadas, nitrogênio total, ácido aspártico, ácido nítrico e compostos fenólicos.

O seu diferencial como bebida energética é a quantidade de nutrientes que apresenta, o que é benéfico para a saúde. A bebida pode ser considerada como um "alimento protetor", pois, melhora a eficiência do sistema imunológico, promove a diminuição do estresse oxidativo provocado pelo exercício, aumenta as reservas energéticas dos músculos e do fígado, enquanto diminui a degradação muscular após a atividade física.

"O caldo de cana repõe eficientemente os estoques de glicogênio muscular, que é importantíssimo para os atletas que fazem treinamentos mais intensos. O glicogênio também promove uma maior proteção à musculatura e se torna uma excelente alternativa em relação às outras bebidas energéticas que possuem carboidratos na composição.", diz o especialista, ao site IGSaúde.

É importante lembrar que, por mais que qualquer atleta possa tomar, caso uma pessoa tenha alguma restrição alimentar ou diabete, é necessário se consultar com um nutricionista. O médico deverá apontar a quantidade adequada para que a pessoa possa consumir, sem prejudicá-la.

Fonte: Bola Vip