Entretenimento

Bleach e Burn the Witch são situados no mesmo universo?

Foto: CrunchyrollTradução: Soul Society Divisão Ocidental
Tradução: Soul Society Divisão Ocidental

Após três curtos episódios, o anime de Burn the Witch, adaptação do mangá homônimo de Tite Kubo, criador de Bleach, chegou ao fim. Sim! Caso você esteja se perguntando, aqueles eram todos os capítulos.

Respondendo objetivamente a pergunta do título: Burn the Witch e Bleach se passam no mesmo universo. De acordo com Tite Kubo, a história das bruxas Ninny e Noel ocorre dois anos após o capítulo 686 do mangá de Bleach.

Portanto, é claro que a Soul Society apresentada em Burn the Witch é apenas a divisão Ocidental daquela mesma dimensão com a qual os fãs do trabalho anterior de Tite Kubo estão familiarizados. Mas, afinal, o que mais há em comum entre esses universos?

Referências a Bleach

Aparentemente, o pós-vida Ocidental, pelo menos para quem vive em Londres, é uma dimensão cheia de dragões e bruxos em vez de shinigamis. Ainda assim, a Soul Society de Burn the Witch continua sendo um local primordialmente reservado para almas de pessoas que aguardam o retorno ao mundo humano.

Curiosamente, os habitantes desta dimensão espiritual são completamente diferentes dos apresentados em Bleach — provavelmente, para criar uma realidade mais próxima ao folclore da região representada. E, ao contrário dos Hollows, Dragões são "permitidos" na Soul Society Ocidental (e até mesmo domesticados). Bom, eles não são exatamente permitidos para todos, mas acabam se tornando úteis em casos especiais.

Ou seja, as bruxas e os demais habitantes da Londres Reversa convivem com essas ameaças, que também podem aparecer no mundo humano de vez em quando, conforme demonstrado no anime. Portanto, diferenças entre as Soul Society de Burn the Witch e Bleach existem, mas ambas servem o mesmo propósito.

Além dos shinigamis, Bleach apresentou uma outra categoria particularmente curiosa de seres com habilidades especiais: os Fullbringers, pessoas que usam "objetos vetor" para manifestar os verdadeiros poderes espirituais.

Algo assim rolou em Burn the Witch. Você se lembra?

No terceiro e último episódio, Ninny e Noel simplesmente não sabem como combater o dragão Märchen carinhosamente apelidado de Elly. Como se não bastasse a dificuldade de ambas para defenderem a si mesmas nesta situação, elas ainda precisam cuidar de Balgo, Osushi e Macy.

Durante este momento de desespero, Balgo, que havia sido presenteado com uma arma simbólica sem qualquer poder real, acaba surpreendendo todos os companheiros. Afinal, ele transforma aquele objeto inútil em uma espada que parece fazer Elly baixar a guarda (um erro fatal para o dragão, que é executado por Billy à distância).

É fato que Balgo não cumpre todos os requisitos necessários para ser um Fullbringer. Ainda assim, estamos falando de um lado do universo de Bleach que parece contar com as próprias regras e permite contradições com a Soul Society Oriental.

Até onde sabemos, Balgo não foi atacado por um Hollow antes de nascer ou mesmo a mãe dele. No entanto, ele foi mordido por um dragão e se tornou um Dragonclad. No lado Ocidental, parece que shinigamis são substituídos por bruxos e bruxas, enquanto Hollows são substituídos por dragões.

Se considerarmos esta mudança, talvez esta simples interação tenha sido o bastante para que ele ganhasse habilidades semelhantes às de um Fullbringer no mundo apresentado em Burn the Witch. Afinal, ele realmente transforma um objeto em algo completamente diferente — como se extraísse a "alma" do objeto e o transformasse em algo mais poderoso involuntariamente.

Fonte: IGN Brasil