Mundo

Bill Gates não admitiu ter agido contra Tesla na bolsa de valores

Foto: ReproduçãoBill Gates não admitiu ter agido contra Tesla na bolsa de valores
Bill Gates não admitiu ter agido contra Tesla na bolsa de valores

Bill Gates, em entrevista à Bloomberg publicada pelo canal Bitcoin nessa terça-feira (23), quando questionado se teria agido para desvalorizar a Tesla no mercado de ações, deu uma resposta um tanto quanto evasiva – levando diversos veículos a presumirem que ele, de fato, teria feito isso, conforme alegou Elon Musk recentemente, algo ainda não provado.

"Bem, você sabe, eu acho que a Tesla é uma empresa incrível. Gostaria de ter estado mais a seu lado ou de tê-la comprado, mas tudo bem. Ajudei muitos parentes a adquirirem carros elétricos da companhia, então nada além de pensamentos positivos sobre a Tesla e seu papel [na indústria]", disse Gates.

"Nada além de pensamentos positivos, mas ele não está negando ter atuado contra ela. Além disso, ao dizer não ter 'estado mais a seu lado', poderia estar admitindo que praticava shorting (venda a descoberto)", acredita Fred Lambert, do Electrek. "Estou surpreso e desapontado com Gates", complementa.

Venda a descoberto ou shorting é uma prática que consiste na venda de um ativo financeiro do qual você ainda não é dono esperando que seu preço caia para, posteriormente, comprá-lo e lucrar na transação com a diferença na hora da entrega.

Simon Alvarez, do Teslarati, por sua vez, segue a mesma linha de raciocínio: "Para muitos na comunidade de veículos elétricos, essas observações foram praticamente uma confirmação de que as fontes de Musk estavam certas e de que Gates realmente praticou shorting com a Tesla em algum momento."

Diz que me diz

Em 2020, segundo o Electrek, aqueles que apostaram contra a Tesla na bolsa de valores amargaram perdas que ultrapassaram US$ 38 bilhões, e Elon Musk já se mostrou mais que descontente com o shorting, que considera golpe. "Você não pode vender casas ou carros que não possui, mas ações sim?", postou em seu perfil no Twitter em janeiro deste ano.

Quanto aos rumores, bem, confira o que o também fundador da SpaceX disse em entrevista ao Joe Rogan Experience. "Soube que a certa altura [Gates] tinha uma grande posição em shorting. Não sei se isso é verdade ou não, mas me parece estranho. Perguntei a pessoas que conheço e que conhecem muito bem a situação se tinham certeza do que alegavam, e elas disseram que sim – o que parece não ter funcionado."

Fonte: Electrek / Teslarati