Geral

Ao menos 7 Estados e DF já determinaram aulas presenciais obrigatórias

Foto: ReproduçãoAo menos 7 Estados e DF já determinaram aulas presenciais obrigatórias
Ao menos 7 Estados e DF já determinaram aulas presenciais obrigatórias

Em ao menos 8 unidades da Federação, alunos das redes estaduais voltaram a ter aulas presenciais obrigatórias, segundo levantamento do Poder360. São eles: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

No caso do Ceará e do Distrito Federal, está em vigor o modelo híbrido de ensino, com revezamento entre aulas presenciais e remotas, mas o período presencial é obrigatório.

Alunos das redes estaduais que já determinaram o retorno presencial só podem ficar em casa se comprovarem alguma comorbidade ou apresentarem atestado médico.

Bahia, Mato Grosso, Piauí e São Paulo já definiram data para as atividades escolares presenciais, que serão retomadas a partir de 18 de outubro nesses locais.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a medida na 4ª feira (13.out). Segundo o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, 97% dos profissionais da educação de São Paulo estão com o esquema vacinal completo. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a 1ª dose.

Por enquanto, o distanciamento de 1 metro será mantido, com rodízio de estudantes nas salas de aula. A partir de 3 de novembro, no entanto, o protocolo será derrubado e a presença será obrigatória para todos os alunos simultaneamente.

O modelo híbrido com presença em sala de aula opcional continua em vigor em Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Rondônia.

Contatados pelo Poder360, os Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe não responderam. Se enviados, os posicionamentos serão incluídos neste espaço.

A Secretaria da Educação do Tocantins afirma que todas as unidades escolares públicas e particulares do Estado estão autorizadas a realizar aulas presenciais no formato híbrido com revezamento de 50% das turmas.

“O retorno, no entanto, está condicionado a decretos municipais que permitam aulas presenciais. Em municípios onde existem decretos em vigência, suspendendo atividades presenciais nas escolas, os estudantes continuarão realizando as atividades não presenciais, por meio dos roteiros de estudos”, diz o órgão.

Não está claro, no entanto, se as regras preveem a obrigatoriedade da presença em sala de aula nos casos de revezamento no modelo híbrido.

Fonte: Poder 360

Saiba mais sobre: