Geral

'Anel de fogo': eclipse solar raro será nesta quinta; saiba como assistir

Na próxima quinta-feira (10), os amantes da astronomia poderão acompanhar mais um evento raro. O eclipse anular, também conhecido como 'anel de fogo' ficará visível na Terra por cerca de três minutos e 51  segundos, a partir de 5h12 (horário de Brasília).

O fenômeno poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e na Groenlândia. Algumas partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia poderão ver parcialmente. Não será possível ver o eclipse no território brasileiro.

Por que 'anel de fogo'?

O eclipse ganhou o apelido 'anel de fogo' devido ao círculo amarelado visto durante o fenômeno. Isso acontece porque a Lua fica totalmente alinhada entre a Terra e o Sol durante um eclipse solar.

No caso do anel de fogo, o satélite está mais longe do planeta e não cobre completamente o Sol. Assim, alguns raios de luz "escapam" pelas bordas e formam a imagem.

Como assistir?

Para acompanhar o fenômeno, as pessoas interessadas poderão acessar o canal Time and Date no YouTube, que fará a transmissão ao vivo. Já as pessoas que estiverem nas regiões em que o eclipse estiver visível, é recomendado o uso de óculos especial para evitar danos aos olhos.

Fonte: TecMundo