Esporte

Anderson Silva diz que errou na estratégia: "Eu mesmo estou chocado"

Spider perdeu por decisão unânime na luta de boxe contra Jake Paul neste sábado e lamentou knockdown sofrido no último round: "Falhei de novo nessa posição estúpida"
Foto: Evelyn RodriguesAnderson Silva
Anderson Silva diz que errou na estratégia: "Eu mesmo estou chocado"

Anderson Silva não escondeu a insatisfação com sua performance neste sábado, quando foi superado por Jake Paul por decisão unânime em luta de boxe profissional realizada em Glendale (EUA). O brasileiro afirmou ter errado em sua estratégia e disse ter ficado chocado com sua atuação diante do youtuber americano, que chegou a aplicar um knockdown no Spider no último dos oito rounds disputados.

- Treinei muito pra essa luta, todo mundo conhece meu jeito de lutar, mas não sei, acho que falhei na estratégia. Até conversei com meus treinadores no quarto agora e não entendi. Eu mesmo estou chocado de não ter feito tudo que treinei durante todo o treinamento, todo o camp. Acho que falhei, não estava achando a distância, mas não é desculpa. Até porque lutei todos os rounds bem, não senti o gás nenhum momento. Ele foi melhor, estrategicamente foi melhor. Conseguiu impor o jogo dele melhor que o meu e venceu - afirmou, em coletiva de imprensa após o combate.

Parecendo indignado com o que fez dentro do ringue, Anderson lamentou o knockdown que Paul lhe aplicou e declarou que foi a segunda vez que cometeu o mesmo erro de posicionamento em uma luta ao comparar com o confronto que teve contra Uriah Hall em seu último compromisso no UFC.

- Eu falhei na estratégia. No último round, Jake acertou um bom soco e minha base não estava correta e por isso levei o soco, mas não senti o nocaute, não senti a potência. Eu não estava equilibrado e levei o soco. Claro que tenho mais experiência, fiz muito isso e isso aconteceu comigo de novo, mais uma vez. Na última vez que isso aconteceu comigo foi quando lutei contra Uriah Hall. Eu falhei duas vezes nessa situação. Eu falei com meus treinadores: "Não é possível. Falhei de novo, duas vezes, nessa posição estúpida". Mas sou humano. Sou super herói algumas vezes, mas minha metade humana falhou.

O lutador confirmou também que irá pagar a aposta que fez com Jake Paul, de criar uma associação de lutadores profissionais de MMA e boxe.

- É verdade. Não é uma associação do UFC, é uma associação para ajudar os lutadores de MMA. Jake e eu podemos fazer algo grande para ajudar esta nova geração.

Confira outros tópicos da coletiva de Anderson Silva:

Possibilidade de revanche com Jake Paul

- Eu costumo falar o seguinte: quando você perde, você tem que entender que você perdeu, ver no que você errou, tentar melhorar e não ficar achando desculpa. O cara foi melhor que eu, não tem nada a ver com a minha idade, com nada de errado com a técnica e sim com a estratégia que fiz. Não tenho essa coisa de revanche e etc. Se tiver que acontecer, vai acontecer. Tem que dar os méritos pra ele, ele foi melhor que eu e temos que ver o que vai acontecer. Talvez aconteça (a revanche), talvez não, mas estou tranquilo. Única coisa que está me corroendo é ter errado na estratégia que montei com meus treinadores. Isso está me corroendo aqui do tipo: "Cara, você é muito burro, como você faz um negócio desse de novo". Mas é isso, a gente é humano e às vezes não é seu dia, você erra e é assim mesmo. Tenho muita experiência em esportes de combate, já perdi muitas vezes. Perdi em momentos que não podia perder e ganhei em momentos que eram importantes eu ganhar. E é assim, vida que segue. Vamos pra cima, para o próximo desafio.

Modelo de negócios de lutas de celebridades

- Acredito que é um modelo de negócio fantástico. Tenho uma visão que é a seguinte: o próximo passo para esse modelo de negócio, do novo normal, é agora os bilionários começarem a se enfrentar e tenho certeza que isso vai começar a acontecer no futuro próximo. O céu é o limite. Acho que muitas pessoas falaram muito dele (Jake Paul) e continuam falando porque ele está incomodando todo mundo. As pessoas podem falar, mas o problema de falar muito é não ter a coragem de fazer o que ele está fazendo. Ele tem a coragem de vir aqui lutar, de treinar, de perder peso e vir aqui, se dedicar e fazer show pra todo mundo. Não tem o que falar. As pessoas falam e tal. É lógico que quando você tem um sonho, você corre atrás e vai cutucando todo mundo pra chegar no teu sonho. Uma hora você chega onde deseja e é o que ele está fazendo. Espero que ele chegue onde quer.

Próximo desafio

- Meu próximo desafio para mim mesmo é lutar um torneio de jiu-jítsu em Abu Dhabi (EAU). Vamos ver, vou voltar pra casa, visitar meus pais no Brasil e treinar com meu técnico Ricardo de la Riva, depois vou pra Dubai continuar a treinar com Ramon Lemos e disputar o torneio em Abu Dhabi.

Fonte: Combate