ALEPI

Aluísio Martins lembra o Dia Nacional da Consciência Negra

oje é o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil, na data de hoje, 20 de novembro. A data foi criada em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 201.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
E para repensar sobre esse dia, o deputado Aluísio Martins (PT), usou o tempo de dois minutos, durante a sessão desta segunda-feira, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí Alepi, para lembrar que o evento é comemorado em mais de mil municípios brasileiros, onde é feriado em vários deles.
O parlamentar disse que a luta é travada há vários anos, com o objetivo de que a população negra possa, de fato, ter mais oportunidades em nosso país e uma luta que é preciso continuar, porque o preconceito ainda é muito forte.
“É através dessa luta que se consegue tentar enfrentar essa situação. Houve alguns avanços em termos de legislação, através do sistema de cotas e, com certeza, essa luta tem que continuar, porque na sociedade brasileira ainda há muita resistência com a pessoa de cor”.
Aluísio Martins disse ainda que é a população negra, principalmente os jovens, são os que têm menos oportunidades e os mais sofrem com a violência, no país. “Quero me solidarizar com essa luta, que é grande, em todo o país, e com certeza precisamos avanças cada vez mais, para que possamos ter uma sociedade mais justa, mais igualitária e sem preconceito”, finalizou.   Lindalva Miranda

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20) no Brasil, foi lembrado mpelo deputado estadual Aluísio Martins (PT).

 

A data foi instituída em 2003, quando passou a ser incluída no calendário escolar oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 

Para repensar sobre esse dia, o deputado Aluísio Martins usou o tempo de dois minutos, durante a sessão desta segunda-feira, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí Alepi, para lembrar que o evento é comemorado em mais de mil municípios brasileiros, onde é feriado em vários deles.

O parlamentar disse que a luta é travada há vários anos, com o objetivo de que a população negra possa, de fato, ter mais oportunidades em nosso país e uma luta que é preciso continuar, porque o preconceito ainda é muito forte.“É através dessa luta que se consegue tentar enfrentar essa situação. Houve alguns avanços em termos de legislação, através do sistema de cotas e, com certeza, essa luta tem que continuar, porque na sociedade brasileira ainda há muita resistência com a pessoa de cor”.

Aluísio Martins disse ainda que é a população negra, principalmente os jovens, são os que têm menos oportunidades e os mais sofrem com a violência, no país. “Quero me solidarizar com essa luta, que é grande, em todo o país, e com certeza precisamos avançar cada vez mais, para que possamos ter uma sociedade mais justa, mais igualitária e sem preconceito”, finalizou o parlamentar. 

Fonte: Alepi