Celebridades

Alec Baldwin é acusado formalmente por homicídio involuntário em filmagem

Foto: Grosby GroupAlec Baldwin, Halyn Hutchins, elenco e equipe do filme “Rust”
Alec Baldwin, Halyn Hutchins, elenco e equipe do filme “Rust”

A promotora do Primeiro Distrito Judicial do Novo México, Mary Carmack-Altwies, formalmente apresentou acusações contra o Alec Baldwin, nesta terça-feira,31 de janeiro. A armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed, que supervisionou as armas no set também foi indiciada.

Os dois foram acusados ??de homicídio involuntário e cada um pode enfrentar uma sentença de cinco anos de prisão.

“Somente no dia do tiroteio, as evidências mostram que nada menos que uma dúzia de atos, ou omissões de imprudência, ocorreram no curto espaço de tempo anterior ao almoço e a hora do tiroteio, e isso não inclui o manuseio imprudente da arma de fogo por Baldwin,” diz a declaração de causa provável apresentada contra Baldwin, por documentos obtidos pela emissora KRQE News do Novo México .

“Por ato ou omissão ou falha em agir em sua posição como produtor, contribuiu diretamente e/ou falhou em mitigar inúmeras ações imprudentes e perigosas durante um período de tempo muito curto.”

Na terça-feira anterior, dia 24, Heather Brewer, porta-voz do Gabinete do Primeiro Promotor Judicial, disse em um comunicado que “as evidências e os fatos” falam por si.

“O promotor distrital e o promotor especial estão totalmente focados em garantir justiça para Halyna Hutchins”, acrescentou Brewer.

TIRO ACIDENTAL, MORTE PRECOCE

A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta a tiros em outubro de 2021, no set do longa “Rust”, filmado no Bonanza Creek Ranch em Santa Fé. Durante o ensaio a arma de Baldwin disparou uma bala real, atingindo-a no peito. Ela tinha 42 anos.

O diretor do filme de faroeste, Joel Souza, também ficou ferido , mas o promotor afirmou anteriormente que nenhuma acusação seria feita em relação aos ferimentos.

Um dos advogados de Baldwin, 64 anos, disse recentemente à coluna Page Six que a acusação contra seu cliente foi “um terrível erro judicial”.

“Sr Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma bala viva na arma – ou em qualquer lugar do set de filmagem”, disse Luke Nikas, do escritório de advocacia Quinn Emanuel. “Ele confiou nos profissionais com quem trabalhava, que lhe garantiram que a arma não tinha munição real.”

INVESTIGAÇÃO COMPLETA

Na época o viúvo de Halyna Hutchins, Matt Hutchins, usou o Twitter para  agradecer a Carmack-Altwies  pela “investigação completa” para “determinar que as acusações de homicídio involuntário são justificadas” pela morte de sua esposa.

“É um consolo para a família saber que, no Novo México, ninguém está acima da lei”, acrescentou. “Apoiamos as acusações, cooperaremos totalmente com esta acusação e esperamos fervorosamente que o sistema de justiça trabalhe para proteger o público e responsabilizar aqueles que infringem a lei”, completou.

Conforme relatado anteriormente, Alec Baldwin resolveu um processo de homicídio culposo com a família Hutchins no final de 2022, antes de entrar com um processo por negligência contra quatro membros da equipe.

REVÓLVER CARREGADO, BALAS REAIS

O processo – que envolve Gutierrez-Reed, entre outros funcionários de “Rust” – alegou que eles  falharam em manter a segurança no set , entregando-lhe a arma carregada.

“Essa tragédia aconteceu porque balas reais foram entregues no set e carregadas na arma”, disse o advogado de Baldwin no processo.

Desde o início do caso Baldwin se declara inocente e lembra que estava apenas seguindo as instruções quando o incidente ocorreu. Ele afirmou que puxou o martelo da arma, mas não o gatilho, negou qualquer responsabilidade pela morte de Hutchins  e insistiu que ele não puxou o gatilho da arma no set.

TRISTEZA SEM FIM

O ator, que tem sete filhos com a esposa Hilaria Baldwin, admitiu que sua  vida “pode nunca mais ser a mesma”  após o tiroteio fatal.

Desde que as acusações foram anunciadas, Alec e Hilaria têm passado todo o tempo juntos. Em seu podcast lançado esta semana, eles afirmam que tem sido um “momento emocionante” para sua família.

Em seu podcast “Witches Anonymous”, Hilária falou pela primeira vez sobre o caso. Ela definiu como “um momento complicado”, a fase vivida pelo casal desde Alec Baldwin matou uma pessoa no set de filmagem.

“Tem sido um momento difícil para a minha família e quero expressar a vocês o quanto sou grata por seu apoio, sua gentileza e sua razão”, disse a instrutora de yoga que nunca havia falado sobre o assunto anteriormente. Antes de decidir falar, Hilaria afirmou para profissionais da imprensa, que não iria comentar sobre o caso: “Em um nível humano, vocês sabem que não vou dizer nada a vocês. Você sabe disso. Então, por favor, deixe minha família em paz e deixe tudo isso acontecer. OK?”, declarou.

Hilária, que é instrutora de yoga, aproveitou a oportunidade para manifestar sua insatisfação com repórteres que permanecem diante de sua casa em Boston.

“Em um nível humano, vocês sabem que não vou dizer nada a vocês. Vocês sabem disso. Então, por favor, deixe minha família em paz. OK?”, desabafou.

Caso Alec Baldwin e Hannah Gutierrez-Reed sejam condenados, eles podem pegar até seis anos de prisão.

RELEMBRE O CASO

Em 21 de outubro de 2021, no Bonanza Creek Ranch em Bonanza City, Novo México, Estados Unidos, a diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta a tiros e o diretor Joel Souza ficou ferido no set do filme “Rust” quando uma bala foi disparada por um revólver usado em um ensaio de cena pelo ator Alec Baldwin. Hutchins morreu naquele dia em um hospital de Albuquerque e foi apurado que a arma não havia sido cuidadosamente verificada com antecedência.

O incidente foi extensivamente investigado pelo Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, pelo Primeiro Promotor Judicial do Novo México, pelo Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Novo México e pelo Federal Bureau of Investigation.

A produção de “Rust” foi suspensa até janeiro de 2023, e o incidente gerou uma discussão sobre segurança ocupacional na indústria cinematográfica, tratamento dos funcionários envolvidos nas filmagens e o uso de armas reais em cenas.

ENCONTRO CASUAL EM UM BAR DE VINHOS

Há 12 anos, num encontro casual, começou a história de amor à primeira vista de Alec e Hilaria Baldwin.

O romance do casal sempre esteve na mira dos fotógrafos e da mídia em geral. Baldwin já havia sido casado com Kim Basinger e enfrentou um divórcio nada amistoso acompanhado em capítulos pelos tabloides, com direito a capas e manchetes chamativas.

Hilaria vivia uma vida calma como instrutora de yoga em seu estúdio de no West Village de Nova York, até que um simples jantar no restaurante vegano Pure Food and Wine, mudaria totalmente o curso de sua vida para sempre.

Sobre o dia em que se conheceram, Baldwin declarou certa vez: “8 anos atrás, eu vaguei pela Pure Food and Wine em Irving Place, em uma noite excepcionalmente quente de fevereiro. Meu amigo @bocartist e eu nos sentamos (do lado de fora!). E quando me virei para a esquerda vi uma mulher que mudaria minha vida. Inteiramente. 8 anos hoje. Obrigado por tudo que você me deu. Você é um presente”, postou o ator na data em que comemoravam 8 anos juntos.

SEIS SEMANAS SEM BEIJOS

Hilária também relembrou o grande dia em seu Instagram: “Eu estava perto da porta com meus amigos quando ele se aproximou, pegou minha mão e disse:‘ Preciso conhecer você … ele me deu seu cartão”.

Demorou seis semanas até aconteceu o primeiro beijo, fato que a deixou insegura sobre as intenções do ator.

“Ele apertou minhas mãos por seis semanas. Tínhamos o jantar mais romântico e, depois, ele me deixava na minha casa e apertava minha mão … Minhas amigas me ligavam e diziam: ‘Alguma coisa ainda?’ E eu dizia: “Não, não , não.’ Então, eles diziam: “Talvez ele só queira ser amigos”.

Hilaria relembra que, desde os primeiros dias de relacionamento, Alec já dizia coisas como “ou me casar com você. Vou passar o resto da minha vida com você. Nós’ vamos ter uma tonelada de filhos.”

MUITOS FILHOS

Os dois namoraram apenas cinco meses e decidiram morar juntos. Desde então, o casal que se conheceu em 2011 nunca mais se separou. Ficaram noivos em abril de 2012 e se casaram em junho de 2012.

Três meses depois de anunciar o noivado, Alec e Hilaria se casaram na Catedral Velha de São Patrício, em Nova York, e receberam convidados em uma luxuosa recepção no NYU Kimmel Center. A festa contou com a presença de nomes seu irmão Stephen Baldwin, Tina Fey, Mariska Hargitay, Robert Kennedy Jr., o produtor do Saturday Night Live, Lorne Michaels, Woody Allen, entre outros.

Alec e Hilaria são pais de Maria Lucía Victoria, de 1 ano e 1 mês, Edu, de 1 ano e 6 meses, Romeo, de 3 anos e meio, Leonardo, de 5 anos, Rafael, 6, e Carmen, 8 e Ilaria Catalatina Irena Baldwin, de 5 meses. O ator também é pai de Ireland, de 25 anos, de seu casamento com Kim Basinger.

Fonte: O Fuxico