Celebridades

Ainda se recuperando da Covid-19 Luciano Szafir desabafa

Foto: Reprodução TV GloboAinda se recuperando da Covid-19 Luciano Szafir desabafa
Ainda se recuperando da Covid-19 Luciano Szafir desabafa

Depois de ficar internado por um mês no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, lutando para vencer um caso grave de Covid-19 e algumas complicações da doença, Luciano Szafir, de 52 anos, teve alta no sábado, 24 de julho e finalmente voltou para casa para reencontrar seus filhos Mikael e Davi, de 7 e 6 anos, frutos de seu casamento com Luhhana Melloni Szafir.

Na noite deste domingo, dia 25,  o ator e apresentador conversou com a repórter Renata Capucci do “Fantástico” e falou de sua batalha contra o estado gravíssimo da doença, dos medos e incertezas vividos dia após dia e da alegria de ser um sobrevivente.

Emocionado o ator começou sua conversa emocionado: “Não dá para descrever o quão próximo eu achei que eu ia embora”.

Szafir relembrou seu caso, que começou com sintomas leves no dia 15 de junho, dia em que o Rio de Janeiro iniciou a vacinação de pessoas com 52 anos de idade. Por conta dos sintomas ele foi aconselhado por seu médico a não tomar se vacinar naquele dia. E foi nesse dia que ele iniciou sua luta contra a doença.  

Esta foi a segunda vez que Luciano enfrentou a doença. A primeira foi em fevereiro, quando ele ficou isolado por 17 dias e conseguiu se curar sem enfrentar episódios de internação ou maior gravidades.

UM CASO GRAVE E INESPERADO

Porém a segunda vez tudo foi muito diferente. “Febre alta, um pouco de falta de ar e ele foi internado no hospital no dia 22 de junho já com diagnóstico de Covid e precisando de oxigênio”, explicou o pneumologista e diretor-geral do Copa Star, João Pantoja.

Szafir confirmou para a repórter que sempre levou essa doença muito a sério e se cuidava com extrema cautela. Ele não sabe dizer como ou onde pegou a doença.

Sobre a evolução da doença Dr. Pantoja explicou que o comprometimento pulmonar de Luciano saltou rapidamente de 25%, para 50%, e logo veio o primeiro susto. No dia 2 de julho, ele desenvolveu um quadro de embolia pulmonar, começou a reagir bem aos anticoagulantes, mas quatro dias depois foi surpreendido por uma dor abdominal súbita. Após exames descobriu-se que ele tinha perfurado uma alça intestinal e tinhas sangue na cavidade abdominal”. A solução foi uma cirurgia realizada às pressas.

INTUBAÇÃO, PÂNICO E INCERTEZAS

Questionada pela jornalista sobre o que passava por sua cabeça nos momentos mais difíceis, no hospital ele desabafou: “Literalmente impotente. Nossa o intubar foi a pior coisa, pânico. Eu pensei eu não sei se daqui eu saio […] São duas lutas, contra o vírus e contra a cabeça. O tempo todo pensava nos meus filhos, na minha mulher, família. É muito difícil você ver quem você ama e saber que você pode  deixar a qualquer instante”.

Dias após a cirurgia Luciano teve um sangramento no local da colostomia e passou por uma segunda cirurgia, menos invasiva para evitar o risco de novos coágulos no pulmão. Segundo Dr. Pantoja o ator enfrentou risco de morte mais de uma vez.

Luciano Szafir reafirmo a seriedade da doença e falou sobre o que passava por sua cabeça nos momentos mais graves: “Do dia pra noite essa doença pode mudar. Tem milhões de casos que não tiveram essa segunda chance, alias, segunda, terceira e quarta. […] Foi a pior coisa da min há vida, senti muita dor, senti pânico, senti varias vezes que eu não iria passar de 15 minutos. E isso não é fácil ”.

Agora em casa Luciano segue sua luta para sua recuperação, sabendo que terá que ser submetido a outra cirurgia para reconstituir o intestino, mas é uma luta um dia de cada vez”.

“Eu abro o olho hoje e a primeira coisa que faço é agradecer por estar vivo. Literalmente eu não vou desperdiçar um segundo de vida”, concluiu Luciano, emocionado.

Fonte: O Fuxico