Gente Eficiente

Acessibilidade: servidor com deficiência visual recebe treinamento para uso do SEI com auxílio de leitor NVDA

Foto: Katia AlvesPaulo Brito servidor do TJ PI, desempenhando suas funções laborais utilizando como ferramenta o computador.
Paulo Brito servidor do TJ PI, desempenhando suas funções laborais utilizando como ferramenta o computador.

Com a pandemia da Covid-19, foi necessário que se realizassem adequações às atividades forenses no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) em diversos segmentos, especialmente com o uso da tecnologia. O servidor Paulo Pereira de Brito é lotado no setor de Distribuição do 1º grau da comarca de Teresina e é  deficiênte visual. Sua produtividade foi bastante afetada com a nova rotina de isolamento social, pois lidava diretamente com o atendimento ao público, na emissão de extratos para advogados e jurisdicionados. Para exercer sua função em regime de teletrabalho, foi necessário um treinamento adequado e específico. Com o auxílio da servidora Daiane Algarves e de um leitor de telas chamado “NVDA”,  ele tem tido acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sua nova ferramenta de trabalho.

“Esse treinamento adapta minha função ao home office, pois o trabalho que realizava na Distribuição, antes da pandemia, fica inviável para eu possa desempenhar da mesma forma em  regime de teletrabalho. Porém, com a orientação da Daiane, tem fluido bem. A ferramenta do TJ-PI está se adaptando ao NVDA e vice-versa. Estamos encontrando uma solução e em breve eu vou estar realizando plenamente as minhas atividades em home office ou no meu  local de trabalho”, afirma o servidor.

“O Paulo solicitou à chefe dele para que pudesse executar suas atividades em teletrabalho. Esse pedido chegou à Setecor (Setor de Tecnologia da Corregedoria) e, após uma avaliação, percebi que ele tem total condições de utilizar o SEI. Então, estamos utilizando essa ferramenta para que o Paulo possa se manter produtivo”, relata Daiane Algarves, chefe do Setecor.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Lopes, acrescentou que é também missão da Corregedoria proporcionar a todos os servidores de 1o grau condições para que suas atribuições sejam executadas da melhor forma, inclusive por meio de ferramentas de acessibilidade. “Gostaria de parabenizar o Paulo e a Daiane por esse grande exemplo que estão dando a todos nós. Celebro essa iniciativa, que demonstra o empenho dedicado pelos dois ao exercício de suas funções”, ressalta o magistrado.

Fonte: TJ PI